A Operação Férias Turista Segura 2017 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) registrou 1.428 atendimentos durante o mês de julho. A boa notícia é que cerca de 1128 foram de ações preventivas. Foram registrados 199 ocorrências de resgate, 11 combates a incêndios, 89 buscas e salvamento e uma ocorrência relacionada a produtos perigosos. O público orientado pelos homens e mulheres da Corporação foi de 135.536 pessoas.

O objetivo principal da Operação Férias Turista Seguro 2017 foi o de prevenir afogamentos nos principais balneários e pontos turísticos do Estado durante as férias. Focado no trabalho preventivo, a Corporação distribuiu ao longo dos balneários 1,5 mil boias de braço para crianças, 3 mil pulseiras de identificação, 3 mil squeezes, 23 mil guias e 25 mil flyers com dicas de segurança para evitar acidentes no ambiente aquático.

A ação direta dos guarda-vidas empenhados na Operação Férias Turista Seguro 2017 salvou a vida de seis pessoas que estavam se afogando. Os bombeiros militares conseguiram retirá-las do meio líquido e prestaram os primeiros socorros. Foram registradas pela Operação duas mortes por afogamento, uma na Chapada dos Veadeiros e outra em Crixás. No primeiro caso, a vítima acessou área não recomendada para banho e fora do alcance visual dos guardas vidas.

Para o Comandante da Operação Férias 2017, Tenente Coronel Pablo Lamaro Frazão, o grande número de ações preventivas é a causa do baixo índice de ocorrências com gravidade e do balanço positivo da operação. Ele aproveita o encerramento da ação para agradecer todos os bombeiros militares envolvidos na operação que, de maneira árdua, espírito de corpo e determinação, não mediram esforços para garantir seu êxito. Já o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior, explica que a Corporação encerra os trabalhos com o sentimento de dever cumprido da missão de proteger o lazer dos goianos e dos turistas nesta temporada.

Isso vai fechar em 0 segundos