Bombeiros realizam mais de 1,4 mil atendimentos durante Operação Férias

A Operação Férias Turista Segura 2017 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) registrou 1.428 atendimentos durante o mês de julho. A boa notícia é que cerca de 1128 foram de ações preventivas. Foram registrados 199 ocorrências de resgate, 11 combates a incêndios, 89 buscas e salvamento e uma ocorrência relacionada a produtos perigosos. O público orientado pelos homens e mulheres da Corporação foi de 135.536 pessoas.

O objetivo principal da Operação Férias Turista Seguro 2017 foi o de prevenir afogamentos nos principais balneários e pontos turísticos do Estado durante as férias. Focado no trabalho preventivo, a Corporação distribuiu ao longo dos balneários 1,5 mil boias de braço para crianças, 3 mil pulseiras de identificação, 3 mil squeezes, 23 mil guias e 25 mil flyers com dicas de segurança para evitar acidentes no ambiente aquático.

A ação direta dos guarda-vidas empenhados na Operação Férias Turista Seguro 2017 salvou a vida de seis pessoas que estavam se afogando. Os bombeiros militares conseguiram retirá-las do meio líquido e prestaram os primeiros socorros. Foram registradas pela Operação duas mortes por afogamento, uma na Chapada dos Veadeiros e outra em Crixás. No primeiro caso, a vítima acessou área não recomendada para banho e fora do alcance visual dos guardas vidas.

Para o Comandante da Operação Férias 2017, Tenente Coronel Pablo Lamaro Frazão, o grande número de ações preventivas é a causa do baixo índice de ocorrências com gravidade e do balanço positivo da operação. Ele aproveita o encerramento da ação para agradecer todos os bombeiros militares envolvidos na operação que, de maneira árdua, espírito de corpo e determinação, não mediram esforços para garantir seu êxito. Já o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior, explica que a Corporação encerra os trabalhos com o sentimento de dever cumprido da missão de proteger o lazer dos goianos e dos turistas nesta temporada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp