Raposas filhotes são resgatadas e cuidadas por bombeiros após mãe morrer em incêndio; vídeo
Os quatro animais tiveram pequenas queimaduras em um incêndio florestal, mas estão se alimentando bem. Eles estão sob os cuidados da unidade de zoonoses de Itumbiara e serão levados para Goiânia.
Bombeiros resgatam filhotes de raposa que sobreviveram a incêndio em Bom Jesus de Goiás.
Quatro filhotes de raposa foram resgatados de um incêndio em Bom Jesus de Goiás, no sul do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, funcionários da Usina Panorama encontraram os animais na zona rural da região após um incêndio florestal. A mãe dos filhotes teria morrido no incêndio, segundo o relato dos funcionários para os militares. Bombeiros do 6º Batalhão, de Itumbiara, receberam os animais da equipe da usina e realizaram os primeiros cuidados, alimentando-os.
De acordo com os bombeiros, o resgate aconteceu na quarta-feira (17) e os filhotes sofreram queimaduras e foram entregues à Unidade de Vigilância em Zoonoses de Itumbiara e serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia, para triagem e cuidados adequados. Também caberá ao Cetas a destinação dos filhotes resgatados.
Os filhotes foram tratados pela equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Itumbiara e serão levados para o Cetas, em Goiânia. Em entrevista ao DE, o secretário de Meio Ambiente de Itumbiara, César Pereira Alves, disse que os filhotes são dois machos e duas fêmeas e têm cerca de 45 dias de vida. Eles estão bem, mas um deles ainda está bastante debilitado.
“Eles tiveram pequenas queimaduras, mas estão mamando normalmente. É necessário levá-los para o Cetas porque eles têm a estrutura ideal e os biólogos para fazerem o acompanhamento. Normalmente, esses animais são chipados, soltos na natureza e acompanhados pelo Cetas”, disse Alves. Segundo o secretário, os animais serão levados para o Cetas na manhã desta sexta-feira (19).