O combate ao incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Nacional de Brasília nesta segunda-feira, 5, foi retomado na manhã desta terça, 6. As equipes do Corpo de Bombeiros haviam encerrado o trabalho por volta da meia-noite, pois não havia garantia de executar o serviço em segurança.
Os bombeiros controlaram as chamas ainda na segunda, contudo, ainda havia focos de incêndio, conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), daí a necessidade da retomada da operação.
O incêndio começou na manhã da segunda e produziu enorme nuvem de fumaça, que podia ser avistada de vários pontos da capital federal. Para conter as chamas, o Corpo de Bombeiros atuou na região com aeronaves. Elas despejaram três mil litros de água. Por terra, 90 militares também atuaram.
O tempo seco típico desta época do ano agravou a situação. A umidade segue em níveis alarmantes, constantemente abaixo dos 20% e o Distrito Federal não registra chuvas há mais de quatro meses.
Sobre o parque
O Parque Nacional de Brasília, também conhecido pelo apelido de Água Mineral, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada no noroeste do Distrito Federal. Situa-se a cerca de dez quilômetros do centro do Plano Piloto, em Brasília. É um dos parques mais visitados do país.