O Ramal Paula Mattos, do Bonde de Santa Teresa, foi reinaugurado após mais de 10 anos desativado. A partir de segunda-feira (13), o sistema voltará a operar do Largo da Carioca até o Largo das Neves, atendendo moradores e turistas. O trecho estava desativado desde 2011, quando um trágico acidente deixou 5 mortos.
O governador do RJ, Cláudio Castro, reinaugurou o segundo trecho do ramal Paula Mattos do Bonde de Santa Teresa, desativado há mais de uma década. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (10), no Largo das Neves, Santa Teresa, Zona Sul do Rio.
A revitalização do bonde contou com um investimento de R$ 70 milhões por parte do Governo do Estado. Foram recuperados 1,7 km de trilhos e rede aérea, além da ampliação da frota e reforço da equipe operacional. Essa ação faz parte de um pacote de medidas para preservar o patrimônio histórico e melhorar a mobilidade na região.
“A reabertura do ramal Paula Mattos simboliza o nosso compromisso com a preservação da história e a melhoria da mobilidade urbana. O Bonde de Santa Teresa é um patrimônio vivo que conecta gerações e encanta moradores e visitantes. Estamos devolvendo esse orgulho ao povo carioca”, afirmou Castro.
A Secretaria de Transporte afirmou que três bondes foram reformados e a frota agora conta com oito veículos, ampliando a capacidade para mais 96 passageiros. Desde abril de 2024, 34 novos profissionais foram contratados para reforçar o serviço.
O objetivo do Governo do RJ é conectar o bonde ao trem do Corcovado quando a revitalização for concluída, beneficiando mais de 40 mil pessoas. O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, afirmou que a revitalização completa com o trajeto original até o Silvestre será entregue ainda neste semestre.
A partir de segunda-feira (13), o sistema voltará a operar do Largo da Carioca até o Largo das Neves. O Bonde de Santa Teresa volta a ser uma opção de transporte turístico e histórico na cidade do Rio de Janeiro, conectando diferentes pontos da região e resgatando a memória cultural da cidade. A reinauguração representa um marco na preservação do patrimônio histórico e na melhoria da mobilidade urbana na região.