Boogarins lança novo disco no Bananada Sessions

Há 19 anos no calendário de festivais e janelas de música do país, o Bananada comemora em 2018 duas décadas de efervescência cultural. No próximo domingo, 15 de outubro, o evento celebra a diversidade com o lançamento de sua edição comemorativa de 20 anos e apresentação do elogiado disco Lá Vem a Morte, da banda Boogarins. O espaço escolhido é o estacionamento do Passeio das Águas Shopping, a partir das 15 horas, com apresentações ainda da cantora Bruna Mendez e da banda Lutre.

Disponibilizado em diversas plataformas, o álbum do grupo foi gravado no ano passado no Manchaca Roadhouse, em Austin, no Texas (EUA). Agora os integrantes Benke Ferraz (voz e guitarra), Fernando Almeida Filho (voz e guitarra), Raphael Vaz (baixo) e Ynaiã Benthroldo (bateria) voltam à Goiânia após a turnê internacional e sua apresentação no Rock in Rio para o lançamento oficial do disco. “Estávamos há três meses fora do Brasil. Isso refletiu bastante o modo como trabalhamos as canções”, reflete Ferraz.

Durante o Bananada Sessions, uma reunião de bandas e artistas ainda promovem um encontro entre diferentes sons. Dona de um dos discos mais elogiados em 2016, O Mesmo Mar que Nega a Terra Cede à sua Calma, a cantora Bruna Mendez flerta com o orgânico da MPB, mas envolta às parafernálias eletrônicas. Recentemente a artista se apresentou em teatros de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de integrar a programação do Festival Vaca Amarela 2017.

Já o recente grupo Lutre, que também se apresenta no BananadaSessions, lançou nos últimos meses o disco “Apego”, já disponível nas plataformas digitais. Dentro da programação do evento, o projeto de discotecagem Indioteca anima o início da tarde com os DJs Raul Majadas, Henrique Jordão e Carlos Barfy. O DJ Abdala e os integrantes da saudosa banda Cambriana também preparam um set para tocar entre os shows. Uma pista de skate produzida pela Ambiente Skate Show integra o evento. A proposta é de convergência musical, em diferentes ritmos que afloram na atual música brasileira contemporânea.

Bananada 20 anos
O Bananada celebra 20 anos de história em 2018, já com as datas confirmadas nos dias 7 a 13 de maio de 2018. Até é lá, uma programação que envolve shows e festas antecipa o evento. Como uma expoente janela para a música contemporânea mundial, o Bananada está há duas décadas no roteiro de festivais brasileiros, com uma importante programação que envolve música, convergência cultural, artes visuais, skate e gastronomia. Em seus 20 anos de história, o evento sempre se preocupa em realizar um intercâmbio e encontro através da agenda de shows com nomes atuais e importantes da música brasileira, intercalando com atrações internacionais.

*

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp