Borussia Dortmund x Monterrey: 6 jogadores para ficar de olho nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

borussia-dortmund-x-monterrey3A-6-jogadores-para-ficar-de-olho-nas-oitavas-da-copa-do-mundo-de-clubes

Não é só Sergio Ramos: seis nomes para ficar de olho no jogo mais alternativo das oitavas da Copa

Borussia Dortmund e Monterrey decidem última vaga às quartas da Copa do Mundo de Clubes a partir das 22h (de Brasília) desta terça-feira, com transmissão ao vivo de DE, sportv e Globoplay

Sergio Ramos: “É algo histórico para o Monterrey”
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13711095.jpg]

Sergio Ramos: “É algo histórico para o Monterrey”

Na noite desta terça-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), Borussia Dortmund e Monterrey decidem a última das oito vagas às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes [https://ge.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/]. O espanhol Sergio Ramos, multicampeão pelo Real Madrid e hoje pilar do sistema defensivo do time mexicano, é um dos grandes atrativos da partida mais “alternativa”, ou menos badalada, das oitavas da Copa. Porém, não é o único.

Abaixo, o DE lista seis jogadores – três de cada time – para você ficar de olho enquanto assiste ao duelo entre alemães e mexicanos. O vencedor do confronto enfrentará quem passar do embate entre Real Madrid e Juventus, que entram em campo mais cedo, às 16h, em Miami.

+ Veja os jogadores que reencontram ex-times na Copa do Mundo
+ Oitavas de final: veja histórico em mata-matas de cada confronto
+ Raphinha diz que europeus foram obrigados a jogar Copa do Mundo

Sergio Ramos antes de Monterrey x River Plate — Foto: Sean M. Haffey –
FIFA/FIFA via Getty Image Sergio Ramos antes de Monterrey x River Plate — Foto: Sean M. Haffey – FIFA/FIFA via Getty Image

**LUCAS OCAMPOS**

Atacante de lado de campo, o argentino é uma das principais armas do Monterrey, sendo peça importante tanto na criação das jogadas quanto nas finalizações ao gol adversário. O jogador iniciou a carreira como profissional no River Plate e soma passagens por Monaco e Olympique de Marselha, na França; Genoa e Milan, na Itália, Ajax, na Holanda, e Sevilla, na Espanha. Foi em terras espanholas que o argentino viveu sua melhor fase na carreira, vencendo duas edições da Liga Europa. Por lá, disputou mais de 200 partidas, marcou 44 gols e ainda distribuiu 22 assistências aos seus companheiros de equipe.

Lucas Ocampos com a camisa do Monterrey — Foto: Stu Forster/Getty Images Lucas Ocampos com a camisa do Monterrey — Foto: Stu Forster/Getty Images

**SERGIO CANALES**

Dono da camisa 10 do Monterrey, o espanhol é o líder técnico da equipe – sendo o responsável por colocar a bola no chão, pensar as jogadas e deixar seus companheiros na cara do gol. Nascido na Espanha, Canales foi formado no Racing Santander e se transferiu ainda muito jovem, aos 19 anos, para o Real Madrid. Na época, no entanto, não teve tanto espaço em um elenco estrelado com nomes como Kaká e Cristiano Ronaldo, e acabou deixando o clube. O meio-campista está no Monterrey desde a temporada 2023/2024 e tem sido um dos nomes mais efetivos do sistema ofensivo. Em 82 jogos no México, marcou 31 gols e distribuiu 17 assistências. Para o jogo desta terça, o espanhol é dúvida por ter sofrido uma pequena lesão na fase de grupos da Copa do Mundo. O jogador, no entanto, está recuperado e à disposição do treinador Domenec Torrent.

Sergio Canales no Real Madrid em 2011 — Foto: Helios de la Rubia/Real Madrid via Getty Images Sergio Canales no Real Madrid em 2011 — Foto: Helios de la Rubia/Real Madrid via Getty Images

**GERMÁN BERTERAME**

Nascido em Córdoba, na Argentina, o centroavante se naturalizou mexicano em julho de 2024 e, por isso, defende as cores do país da América do Norte no futebol de seleções. Berterame é a principal referência do ataque do Monterrey. Apesar de ser baixo para um centroavante (1,76m de altura), o argentino se vira bem no pivô e tem na finalização sua principal qualidade. Até aqui, marcou dois gols na Copa do Mundo de Clubes. Para o duelo desta noite diante do Borussia Dortmund, boa parte das esperanças mexicanas de classificação passa pelo talento do camisa 9.

**KARIM ADEYEMI**

Nascido na Alemanha, Karim Adeyemi é um atacante de ascendência nigeriana. Ele tem características de drible e velocidade, sendo um dos principais construtores do Borussia Dortmund, já que a equipe tem por hábito criar suas jogadas pelas beiradas do campo. Atualmente, por conta de sua pouca idade (23 anos), rodagem pela seleção alemã e poder de construção, Adeyemi é um dos jogadores mais valiosos do Borussia – com um valor de mercado estimado em R$ 270 milhões. Na última temporada europeia disputou 39 jogos, com 20 participações em gols.

Adeyemi comemora gol marcado contra o Heidenheim — Foto: Thilo Schmuelgen / Reuters Adeyemi comemora gol marcado contra o Heidenheim — Foto: Thilo Schmuelgen / Reuters

**JULIAN BRANDT**

Convocado pela seleção da Alemanha em duas edições da Copa do Mundo (2018 e 2022), o meio-campista é uma das principais armas do setor de criação do Borussia Dortmund. Embora seja dúvida para este jogo por conta da fratura no punho sofrida no duelo contra o Fluminense, na estreia da Copa do Mundo de Clubes, a tendência é de que Brandt ganhe minutos diante do Monterrey. O meio-campista teve 16 assistências e seis gols na última temporada, ganhando destaque sobretudo na Bundesliga. O poder de criação é incomum para um jogador de 1,85 m de altura.

**JOBE BELLINGHAM**

Não, está não é Jude Bellingham – astro do Real Madrid. O Borussia acaba de contratar o irmão mais novo da família por 33 milhões de euros (R$ 209 milhões na cotação do dia da transação). O meia-atacante, de apenas 19 anos, estreou justamente na Copa do Mundo de Clubes. Até aqui, em três jogos, Jobe tem um gol marcado contra o Mamelodi Sundowns da África do Sul, e uma assistência no jogo contra o Ulsan, que deu a liderança do Grupo F ao Borussia.

Borussia Dortmund anuncia Jobe Bellingham até 2030 — Foto: Divulgação / Borussia Dortmund Borussia Dortmund anuncia Jobe Bellingham até 2030 — Foto: Divulgação / Borussia Dortmund

Revelado no Birmingham, Jobe tem passagem pelo Sunderland ajudando o tradicional clube do norte da Inglaterra a voltar à Premier League depois de anos nas divisões inferiores. Agora, na Alemanha, tenta replicar os passos do irmão mais velho rumo ao estrelato na carreira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp