Botafogo 2025: Análise da temporada, jogadores que devem sair e planos para o futuro

Entenda os próximos passos do Botafogo no planejamento da temporada 2025

Eliminação na Copa Intercontinental encerra ano glorioso

Veja quem são os jogadores que devem sair do Botafogo [https://s01.video.glbimg.com/x240/13179080.jpg]

Veja quem são os jogadores que devem sair do Botafogo

O Botafogo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/] desembarca no Rio de Janeiro no começo da tarde desta sexta-feira após o fim da Copa Intercontinental com o saldo absolutamente positivo da temporada, com as conquistas da Conmebol Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Porém é hora de deixar 2024 para trás e começar a pensar em 2025.

Para repetir as conquistas alcançadas nos últimos meses, como prometeu John Textor [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2024/12/11/john-textor-publica-mensagem-a-torcedores-do-botafogo.ghtml], o primeiro passo do processo é resolver a permanência ou não de Artur Jorge no comando da equipe.

O treinador tem contrato até o final de 2025 e deseja uma valorização salarial condizente com o sucesso que obteve na temporada. Clubes de fora e de dentro do Brasil estão dispostos a pagar a multa de 2 milhões de euros para tirar o português do Glorioso [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2024/12/12/fica-ou-sai-do-botafogo-entenda-o-que-vai-pesar-na-decisao-de-artur-jorge.ghtml].

John Textor prometeu sentar para conversar com o técnico assim os compromissos em 2024 terminassem, o que aconteceu na quarta-feira com a derrota para o Pachuca. Com a chegada ao Brasil, o encontro passa a ser uma questão de alinhamento de agendas.

Alguns membros presentes no vestiário sentiram o treinador mais emotivo após a derrota, mas segundo apurou o de, ainda não há uma definição sobre o futuro.

Artur Jorge lamenta derrota e desconversa sobre permanência no Botafogo [https://s02.video.glbimg.com/x240/13176361.jpg]

Artur Jorge lamenta derrota e desconversa sobre permanência no Botafogo

O ELENCO

A conversa entre o americano e o técnico português é que dará início ao segundo passo do planejamento, que é a remontagem do elenco na janela de transferências. A prioridade número um em termos de contratação é uma reposição para Thiago Almada.

Matheus Martins, que chegou no meio da temporada, é visto como uma peça para o mesmo setor que foi trabalhada nos últimos meses para assumir essa titularidade em 2025. Porém, é necessário uma reposição para aumentar a competitividade interna, algo muito valorizado no Botafogo.

A saída de Adryelson abre também uma lacuna na zaga, que será foco de atenção na janela deste começo de ano. Além dos titulares Bastos e Barboza, o único outro jogador da posição no elenco é Lucas Halter, que atuou poucos minutos do meio para o fim do ano.

Além de cobrir eventuais novas perdas, já que Igor Jesus e Luiz Henrique despertam interesse de times de fora do Brasil, a diretoria alvinegra ainda buscará outros grandes nomes. A promessa de Textor é manter o investimento feito na atual temporada.

+ Leia mais notícias do Botafogo [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/]

🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧 [https://bit.ly/3yR0Ozg]

Assista: tudo sobre o Botafogo [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/] no de, na Globo e no sportv

50 vídeos

Rizek analisa eliminações de brasileiros no Mundial: ‘Botafogo teve situação mais surreal’ [https://s2-ge.glbimg.com/o3TK9Ff8n4qKvz2mA6KTGoIcMbQ=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s03.video.glbimg.com/deo/vi/86/87/13178786]

Após eliminação no Mundial, Botafogo retorna hoje ao Brasil [https://s2-ge.glbimg.com/c0kfRI_WlKovSwAVcLCx5KTYdNw=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s03.video.glbimg.com/deo/vi/78/93/13179378]

Artur Jorge não confirma que ficará no Fogão: “me parece que ele está mais fora do que dentro” – Rizek [https://s2-ge.glbimg.com/-9D6mcUab9Oxc8aEAfO3n5j-Do0=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s04.video.glbimg.com/deo/vi/99/99/13179999]

[https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/playlist/ultimos-videos-do-botafogo.ghtml]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manchester City: Guardiola “obriga” jogadores a dormirem na concentração no Natal antes de enfrentar Everton – Premier League 2024/2025

Guardiola “obriga” jogadores a dormirem na concentração na noite de Natal

Em meio à má fase, elenco do Manchester City não quebrará a rotina pré-jogo antes da 18ª rodada da Premier League, quando o Manchester City enfrenta o Everton nesta quinta. O ge acompanha o jogo ao vivo

Aston Villa 2 x 1 Manchester City – Gols – Premier League 2024/2025 [https://s02.video.glbimg.com/x240/13202257.jpg]

A crise no Manchester City não está poupando nem o Natal. De olho na partida da 18ª rodada, que acontece nesta quinta-feira contra o Everton, Pep Guardiola determinou que os jogadores passem a noite natalina concentrados. A questão é que esse costuma ser o momento em que os atletas ficam com as famílias, já que o dia 25 ainda é recheado de tradições.

✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029VafftWKGk1FyZTqi2e0v]

Ao ser questionado sobre a opinião do elenco por dormir no clube na noite de Natal, Guardiola foi direto:

— Treinamos hoje (terça-feira), treinamos amanhã (quarta-feira) à noite, ficaremos aqui e jogaremos no Boxing Day (dia 26). Espero que eles queiram estar aqui, porque é o nosso trabalho — disse o técnico na coletiva do dia 24.

Pep Guardiola, treinador do Manchester City, em derrota para o Liverpool — Foto: Andrew Powell/Liverpool FC via Getty Images

Os jogos do Boxing Day, ou seja, do dia 26, não são uma novidade no Campeonato Inglês. Entretanto, os atletas costumam poder passar a noite em casa por ser uma data excepcional.

+ Grealish faz visita de Natal para torcedor do City que venceu o câncer; vídeo [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2024/12/25/grealish-faz-visita-de-natal-para-torcedor-do-city-que-venceu-o-cancer.ghtml]

Porém, a necessidade fez Guardiola não afrouxar as regras. Desta vez, os jogadores irão ficar com a família na manhã desta quarta-feira e vão se reunir para sessões de treinamento à noite, para dormirem concentrados – como aconteceria em um dia normal, sem feriados ou celebrações como o Natal.

— Esta situação é nova para todos nós (o mau momento). Os caras estão correndo e se esforçando mais do que nunca. As pessoas dizem que não estamos lutando ou que é culpa desse jogador, desse técnico – não é sobre isso. É sobre muitos pequenos detalhes ou alguns grandes detalhes que nos fazem não ser tão bons quanto éramos. Mas temos mais uma oportunidade no Boxing Day — comentou Guardiola.

Aston Villa vence o Manchester City por 2 a 1, na Premier League — Foto: Reuters/Lee Smith

A medida drástica do treinador espanhol acompanha o momento de tensão que o Manchester City vive. Nos últimos 12 duelos que teve, em diferentes competições, o clube venceu apenas uma vez e empatou em outras duas ocasiões – a pior marca da carreira de Pep Guardiola. Na Champions League, por exemplo, o time está em 22º lugar, fora da zona de classificação direta para as oitavas de final e a três posições de ficar em vagas de eliminação na primeira fase.

+ Entenda a crise sem fim do Manchester City de Pep Guardiola [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2024/12/23/entenda-a-crise-sem-fim-do-manchester-city-de-pep-guardiola.ghtml]

Quando o recorte é apenas a Premier League, competição que Guardiola conquistou quatro vezes seguidas e é o atual campeão, o City está em sétimo e coleciona derrotas para rivais importantes. Como no revés de virada para o Manchester United no clássico da 16ª rodada ou na goleada que levou do Tottenham, por 4 a 0, na 12ª.

+ Veja a tabela da Premier League [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/]

Aliás, Pep Guardiola também vem de derrota no mais recente confronto. O Aston Villa venceu o elenco de Haaland por 2 a 1 e ultrapassou o Manchester City na tabela.

Querendo usar o esforço natalino para tentar reverter a má fase, o clube volta aos gramados nesta quinta, às 9h30 (horário de Brasília), contra o Everton. O ge acompanha a partida ao vivo no Tempo Real.

Pep Guardiola discute com torcedor na rua após derrota para o Liverpool [https://s01.video.glbimg.com/x240/13163280.jpg]

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp