Com novo status, Botafogo inicia Brasileirão em palco de jogos mágicos de 2024
Alvinegro eliminou rival paulista da Libertadores e venceu jogo decisivo no Brasileiro no DE Parque no ano passado
DE x Botafogo: confira números e destaques do duelo da 1ª rodada do Brasileirão
Atual campeão brasileiro, o Botafogo [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/] estreia a campanha de 2025 em local especial no título do ano passado: o Allianz Parque. O jogo contra o Palmeiras, às 16h deste domingo, também marca a estreia oficial de Renato Paiva no comando da equipe.
O estádio do Verdão foi palco de dois dos jogos mais marcantes do Alvinegro na última temporada: um nas oitavas de final da Conmebol Libertadores e outro na reta final do Brasileirão – as duas competições foram vencidas pelo clube carioca.
Na primeira visita ao Allianz Parque, na Libertadores, o Alvinegro eliminou o rival paulista depois de um empate por 2 a 2 – a classificação veio por uma vitória de 2 a 1 no jogo de ida no Estádio Nilton Santos.
DE 2 x 2 Botafogo | Melhores momentos | Oitavas de final | Libertadores 2024 [https://s01.video.glbimg.com/x240/12843392.jpg]
O encontro no Brasileirão também reservou emoções. O Palmeiras chegou à 36ª rodada na liderança e tinha a “vantagem” de empatar para se manter na ponta a dois jogos do fim. No confronto direto, o Alvinegro superou o rival por 3 a 1 e se aproximou do título.
DE 1 x 3 Botafogo | Melhores Momentos | 36ª Rodada | Brasileirão 2024 [https://s03.video.glbimg.com/x240/13132890.jpg]
DE chega no Brasileirão com status diferente. Se em 2024 várias questões sobre psicológico eram levantadas, tudo isto foi provado (e com sobras) como errado com os títulos conquistados no ano passado. Agora, o Alvinegro retorna ao Allianz Parque defendendo invencibilidade de 16 jogos contra rivais paulistas.
Resultados ruins na Recopa, Supercopa e Carioca, é verdade, colocam o Alvinegro com incógnita neste começo de competição. A avaliação do começo de ano, vale ressaltar, foi com treinadores diferentes: o clube foi dirigido de forma interina por Carlos Leiria e Cláudio Caçapa. O português Renato Paiva teve cerca de um mês apenas de treinamentos para implementar ideias táticas.
O time titular perdeu duas figuras de destaque, Luiz Henrique e Almada. Outros nomes chegaram para reforçar o elenco: Artur e Santiago Rodríguez, respectivamente, despontam como substitutos para os integrantes do quarteto ofensivo do ano passado.
CONTRATAÇÕES DO BOTAFOGO PARA 2025
– Léo Linck (goleiro)
– Marçal (lateral-esquerdo)
– Jair Cunha (zagueiro)
– David Ricardo (zagueiro)
– Wendel (volante) [só chega no meio do ano]
– Santiago Rodríguez (meia)
– Artur (atacante)
– Nathan Fernandes (atacante)
– Rwan Cruz (atacante)
– Elias Manoel (atacante)
– Gonzalo Mastriani (atacante)