Botafogo se despede de cinco jogadores na virada do ano: Cuiabano retorna ao Nottingham Forest, clube com direitos econômicos.

botafogo-se-despede-de-cinco-jogadores-na-virada-do-ano3A-cuiabano-retorna-ao-nottingham-forest2C-clube-com-direitos-economicos

Cuiabano puxa barca do Botafogo, que se despede de cinco jogadores na virada do ano

Lateral-esquerdo retorna ao Nottingham Forest, clube que tem seus direitos econômicos

Férias: Lateral Cuiabano fala sobre expectativa para jogar na Inglaterra [https://s02.video.glbimg.com/x240/14214585.jpg]

O novo ano significa saídas para o Botafogo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/]. Cinco jogadores se despedem do clube com a chegada de 2026: o lateral-esquerdo Cuiabano, o atacante Mastriani e os zagueiros Gabriel Silva, Lucas Halter e Philipe Sampaio.

Da lista, Cuiabano é quem teve maior participação no elenco: o agora ex-camisa 6 deixa o clube após duas temporadas com 77 jogos, 10 gols marcados e oito assistências. Ele voltará para o Nottingham Forest, da Inglaterra, que o adquiriu após a Copa do Mundo de Clubes e o emprestou ao time carioca.

O Botafogo tem interesse em estender o vínculo do defensor, mas o Forest sinalizou que a prioridade é que o atleta se reapresente para ser avaliado por Sean Dyche, treinador que assumiu a equipe durante a temporada e ainda não teve contato com o jogador. Portanto, o clube carioca ainda não realizou nenhum tipo de movimento concreto pelo retorno do camisa 6.

Cuiabano afirmou, em entrevista ao ge [https://ge.globo.com/mt/futebol/noticia/2025/12/30/proximo-de-despedida-do-botafogo-cuiabano-ve-inglaterra-no-horizonte-e-mira-selecao.ghtml], que está fazendo aulas de inglês há três meses justamente para chegar mais adaptado ao Forest.

Os casos de Mastriani e Gabriel Silva são simples: eles estavam emprestados por, respectivamente, Athletico Paranaense e Volta Redonda e não terão as cláusulas de compras ativadas. O segundo, inclusive, já até fechou com o Novorizontino para a disputa da Série B do ano que vem.

Primeira contratação da Era SAF, Philipe Sampaio deixa o clube após quatro anos. Fora dos planos desde o início da temporada, o zagueiro não entrou em campo esse ano.

Lucas Halter estava emprestado ao Vitória e foi avaliado de forma positiva pelo clube baiano, que queria adquiri-lo, mas o defensor tem transferência acertada ao Houston Dynamo, dos Estados Unidos. O valor da negociação foi de 1,5 de dólares (R$ 8,2 milhões) por 70% dos direitos econômicos – o Rubro-Negro receberá 10% do montante como “taxa de vitrine”.

Diminuir a folha salarial é um dos objetivos da diretoria do Botafogo para 2026. Por isso, novas saídas não estão descartadas.

Joaquín Correa foi oferecido pelo clube carioca em conversas em uma possível troca ao São Paulo por Ferraresi e Pablo Maia, mas justamente os altos vencimentos do argentino travaram o negócio.

Alguns titulares, como Savarino e Vitinho, têm sido alvos recorrentes de clubes no mercado brasileiro, mas o Botafogo não vai se desfazer de jogadores importantes apenas visando o lado financeiro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp