Botafogo se prepara para enfrentar o Vasco: lesões e pressão sobre Davide agitam o elenco

botafogo-se-prepara-para-enfrentar-o-vasco3A-lesoes-e-pressao-sobre-davide-agitam-o-elenco

Pressão sobre Davide e múltiplas lesões: o que mudou no Botafogo desde o último jogo contra o Vasco

Críticas da torcida e número de casos no departamento médico cresceram desde a eliminatória na Copa do Brasil; Botafogo caiu nas quartas diante do rival Vasco

“Comissão técnica também tem responsabilidade”, opina Dep sobre lesões no Botafogo [https://s04.video.glbimg.com/x240/14066055.jpg]

O Botafogo [https://ge.globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/] se prepara para seu último clássico carioca na temporada 2025: neste duelo, os comandados de Davide Ancelotti recebem o Vasco no estádio Nilton Santos. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O cenário atual é bem distinto se comparado com o do último confronto entre as equipes, na Copa do Brasil, entre o fim de agosto e meados de setembro.

À época da eliminatória, o Botafogo via na Copa do Brasil sua maior, mas não única, chance de título na temporada 2025. Com a queda nas quartas diante do rival e o atual cenário do Campeonato Brasileiro, o clube já não tem mais possibilidades de levantar um troféu até o fim do ano – após a conclusão da 31ª rodada do Brasileirão, as chances de título estão restritas a Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Mirassol. [https://ge.globo.com/gato-mestre/noticia/2025/11/03/chances-serie-a-potencial-de-titulo-do-palmeiras-vai-a-64percent-contra-34percent-do-flamengo-ampliando-vantagem.ghtml]

De lá para cá, o técnico Davide Ancelotti também passou a conviver com a pressão externa e críticas da torcida com maior frequência. No empate com o Mirassol – cedido após o Botafogo abrir 3 a 0 – e na derrota para o Flamengo, o treinador italiano ouviu gritos de “burro” de torcedores no estádio Nilton Santos.

Montoro retorna ao Rio e continuará o tratamento de recuperação de lesão no Botafogo [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2025/11/04/montoro-retorna-ao-rio-e-continuara-o-tratamento-de-recuperacao-de-lesao-no-botafogo.ghtml]

Davide Ancelotti em Botafogo x Vasco — Foto: André Durão

Internamente, a avaliação é de que o alto número de lesões tem influência direta nos resultados do trabalho de Ancelotti. [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2025/10/16/botafogo-entende-que-lesoes-em-excesso-atrapalham-trabalho-de-davide-ancelotti-veja-situacao-do-tecnico.ghtml] A quantidade de casos no departamento médico é outro tópico que passou por mudanças desde o clássico da Copa do Brasil – a título de comparação, para o jogo de volta, os únicos desfalques no Botafogo eram Cuiabano (entorse no tornozelo esquerdo), Bastos (cirurgia no joelho esquerdo) e Nathan Fernandes (fratura no antebraço).

Para o clássico desta quarta-feira, serão ao menos sete baixas por questões médicas: Bastos; Nathan Fernandes (lesão muscular na coxa direita); Neto (recuperação de cirurgia na coxa direita); Montoro (recuperação de fratura na clavícula direita); Kaio Pantaleão (recuperação de lesão no joelho esquerdo); Matheus Martins (lesão muscular) e Marçal (lesão na panturrilha esquerda).

Savarino (alteração clínica) e Joaquín Correa (lesão na panturrilha direita) foram desfalques diante do Mirassol, mas há a expectativa de que os dois possam ser relacionados para o clássico, conforme revelado por Davide. O último treino antes de Botafogo x Vasco será nesta terça-feira.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp