Para evitar nova epidemia de dengue, Botucatu decreta emergência e lança pacote de combate ao Aedes
Prefeitura mobilizou equipes de Saúde, Infraestrutura, Zeladoria e Educação. Medidas serão intensificadas pelos próximos 90 dias. Em 2024, cidade viveu a pior epidemia da doença com mais de 16 mil casos e doze mortes.
Prefeitura de Botucatu toma medidas para combater o mosquito da dengue — Foto: Prefeitura de Botucatu / Divulgação
A Prefeitura de Botucatu anunciou nesta segunda-feira (27), um pacote de ações emergenciais para o combate à dengue, com medidas intensificadas pelos próximos 90 dias.
Entre as iniciativas, foi assinado um decreto de emergência em saúde pública, permitindo a aplicação de larvicida, mutirões de limpeza e fiscalização rigorosa de terrenos particulares.
Botucatu assina decreto de emergência por dengue e lança pacote de combate ao mosquito
Atualmente, a cidade registra 65 casos da doença, mas em 2024 viveu sua pior epidemia, com mais de 16 mil casos e 12 mortes.
De acordo com o Avaliação de Densidade Larvária (ADL), 85% dos criadouros de mosquitos são recipientes úteis à população, sendo criadouros animais, vasos de plantas, ralos e calhas, piscinas e outros recipientes úteis mal armazenados.
Para evitar um novo surto, a Prefeitura mobilizou equipes de Saúde, Infraestrutura, Zeladoria e Educação, promovendo ações como pulverização com larvicida, coleta de inservíveis e atividades educativas nas escolas.
A larvicida será aplicado no início da manhã (a partir das 6h30) e final da tarde (a partir das 17h30), horários em que as condições de temperatura são mais favoráveis para a pulverização. Confira o cronograma da semana:
– Terça-feira (28/01): 17h30 – Parque Residencial 24 de Maio e Jardim Santa Mônica;
– Quarta-feira (29/01): 6h30 – Jardim Santa Maria; 17h30 – Residencial Jardim do Bosque e Jardim Maria Luiza;
– Quinta-feira (30/01): 6h30 – Jardim Maria Luiza e Residencial Paratodos; 17h30 – Jardim Cedro e Jardim Aeroporto;
– Sexta-feira (31/01): 6h30 – Jardim Santa Cecília, Conjunto Habitacional José Antônio Lungo e Jardim Aeroporto; 17h30 – Residencial Lívia.
Os moradores também são orientados a eliminar focos do mosquito em seus quintais e manter terrenos limpos.
Em caso de descumprimento, a Prefeitura fará a limpeza, aplicando multas e cobrando os custos do proprietário.