BR 060: PRF apreende meia tonelada de cargas de explosivos irregulares

Uma carga de cerca de meia tonelada de explosivos, que era transportada irregularmente, foi apreendida na tarde de ontem (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 060, em Anápolis.

O veículo, Fiat Fiorino furgão, foi abordado em fiscalização de rotina e ao ser fiscalizado foram encontrados 200 kg de fogos de artifício, 150 kg de chumbo e 150 kg de pólvora. Segundo informações da PRF, além do veículo não atender as exigências legais para o transporte de produtos perigosos, o motorista também não era habilitado com curso específico para transportar este tipo de carga.

O motorista do veículo infirmou aos policiais que o carregamento saiu de Santo Antônio do Monte/MG e deveria ser entregue em Porangatu/GO. Os fogos e o chumbo tinham nota fiscal, mas ela não constava para a pólvora.

Em função dos produtos apreendidos serem usados para a fabricação de explosivos usados para destruir caixas eletrônicos e das irregularidades apresentadas, a ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Trabalhadores são resgatado em obra da BYD por condições análogas à escravidão

Resgate de 163 Trabalhadores na BYD em Camaçari por Condições Análogas à Escravidão

Na desta segunda-feira. 23, uma força-tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) resgatou 163 operários da construtora terceirizada Jinjang, que trabalhavam na planta da BYD em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, Bahia.

Os trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão, com alojamentos precários e falta de infraestrutura básica. Os alojamentos tinham camas sem colchões e apenas um banheiro para cada 31 pessoas. Essas condições impediam o descanso adequado, contribuindo para acidentes de trabalho devido ao cansaço e sonolência.

A força-tarefa interditou os alojamentos e trechos do canteiro de obras, proibindo os trabalhadores de continuar suas atividades até a regularização das condições de trabalho. Uma audiência virtual conjunta do MPT e MTE foi agendada para o dia 26 de dezembro para discutir as providências necessárias para garantir condições mínimas de alojamento e regularizar as irregularidades detectadas.

A inspeção, iniciada em meados de novembro, identificou quatro principais alojamentos, dois localizados na Rua Colorado e dois na Rua Umbus, no município de Camaçari. A BYD e a Jinjang foram notificadas e devem apresentar as medidas necessárias para garantir as condições de trabalho adequadas.

A BYD anunciou que já rescindiu o contrato com a empresa terceirizada após o resgate dos trabalhadores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp