BR-153 será interditada neste sábado e domingo, 9 e 10, entre Goiânia e Aparecida

Neste final de semana, os motoristas que passarem pelo trecho da BR-153 em Aparecida, que cedeu no final do ano passado, precisarão de um pouco de paciência. O local, que fica próximo à Mabel, receberá vigas metálicas para a construção de uma ponte. A promessa é de resolver definitivamente o problema.

A previsão da empresa é que os trabalhos ocorram das 8 horas às 18 horas no sábado (09)  e ao longo do domingo (10)com interdições pontuais de 20 minutos apenas quando as estruturas forem içadas e posicionadas. Ao todo, 12 vigas formarão a ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio.

Responsável pela rodovia, a Triunfo Concebra vem enfrentando reclamações e críticas por parte de motoristas e de instituições públicas. Chuvas no início de dezembro de 2021 fizeram com que parte do asfalto cedesse e menos de duas semanas depois outro temporal engoliu o restante da pista, fazendo com que metade dela viesse abaixo. Logo em seguida, um ônibus de turismo que trafegava pelo trecho liberado caiu na ribanceira deixando feridos e mortos.

No episódio mais recente, o aumento do preço do pedágio em cinco praças em Goiás motivaram notificação do Procon estadual e abertura de processo para investigação pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

A concessionária havia já havia requerido a quebra de contrato, porém somente em fevereiro a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu prazo final para retirada: mais 20 meses, no máximo. O tempo é o necessário para realização de nova licitação para cobrir o destrato, já que a Triunfo teria obrigação legal com parte da BR-153 durante 30 anos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Como vai funcionar aplicativo para bloquear celulares roubados

Combater roubos e furtos de celulares em todo o país, permitindo o bloqueio rápido dos dispositivos com apenas um toque. Como este objetivo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta terça-feira, 19, o aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iPhone (iOS). O evento de lançamento ocorreu no Palácio da Justiça, em Brasília.

Em parceria com instituições financeiras, ABR Telecom e Anatel, a ferramenta oferece a capacidade de bloquear não apenas o aparelho, mas também a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos toques. É uma forma de proporcionar uma resposta ágil em casos de roubo ou furto, num um momento de grande aflição para o usuário.

Além da versão para dispositivos móveis, o serviço estará disponível na web, com login feito pela conta do gov.br. Os usuários podem indicar contatos de confiança capazes de realizar bloqueios em situações de emergência.

O secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, destacou que a iniciativa faz parte das estratégias do Governo para enfrentar desafios de segurança pública, mencionando a importância de agir com inteligência e planejamento utilizando as melhores ferramentas tecnológicas.

Como funciona

O aplicativo, que inicialmente requer um cadastro simplificado, coleta dados como nome, número de telefone, número de série e marca/modelo do dispositivo.

A Anatel coordenará as operadoras de telefonia, enquanto a ABR Telecom validará os pedidos de bloqueio para envio às prestadoras parceiras. Instituições financeiras também adotarão medidas específicas para suspensão temporária de serviços ou bloqueio de contas.

É fundamental ressaltar que o bloqueio pelo aplicativo não dispensa a necessidade de a vítima registrar um Boletim de Ocorrência após roubos ou furtos. O Celular Seguro já está disponível para download na Google Play Store e App Store.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos