Press "Enter" to skip to content

Branco da paz, amarelo do dinheiro… qual cor vestir no Réveillon?

Última atualização 12/12/2022 | 11:54

Ano Novo, vida nova. É natural que as pessoas façam planos de renovação à medida que se aproxima o Réveillon. As cores das roupas cumprem um papel importante neste quesito, pois acredita-se que cada uma profetiza uma característica diferente para os meses vindouros. Qual você vai escolher para iniciar 2023 com o pé direito?

As cores para o Réveillon

A cor mais comum para o Réveillon costuma ser o branco. O hábito, inclusive, tem a sua principal origem no continente africano. A simbologia é proveniente da religião Candomblé, na qual eram entregues ofertas para a divindade Iemanjá. Com o passar dos anos, os brasileiros passaram a ressignificar a cor, que se tornou sinônimo de paz e harmonia para a passagem do ano.

No entanto, não são todos que escolhem o branco. Aqueles que desejam um Ano Novo recheado de esperança e sorte, tendem a escolher o verde. Caso o objetivo central seja melhorar a vida financeira, as cores mais indicadas são o amarelo (dinheiro e alegria) e o dourado (riqueza e prosperidade).

Se você desejar passar o Réveillon com uma roupa azul, saiba que a superstição afirma que se trata de um indicativo de harmonia e confiança. O vermelho, por sua vez, representa desejo e paixão. Já o rosa é para quem mira no amor e carinho para o Ano Novo.

Enquanto as festas vão se encher de roupas brancas, sempre teremos aqueles que preferem vestir a cor preta. Nesse caso, a simbologia é de independência e autoridade. Quanto a outras tonalidades, o laranja representa energia, o roxo/lilás simboliza autoconhecimento, o prata promete inovação, o cinza indica estabilidade e o marrom quer dizer segurança e simplicidade.