Brasil assina acordo internacional contra o aborto

Brasil, Estados Unidos e outros quatro países com lideranças conservadoras assinaram uma declaração contra políticas que promovem acesso ao aborto.

O documento, chamado “Declaração de Genebra”, foi assinado nesta quinta-feira, dia 22, em Washington, nos Estados Unidos. A delação não obriga nenhum país a adotar qualquer lei, mas é uma maneira de Brasil, EUA, Hungria, Egito, Uganda e Indonésia reafirmarem seus princípios.

O documento enfatiza direitos iguais entre homens e mulheres, e a divisão igualitária das responsabilidades familiares entre os sexos, para o bem estar da família. Participaram da cerimônia do acordo a ministra Damares Alves e o ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores.

Outros 25 países também assinaram um documento que se opõe à atuação da Organização das Nações Unidas no mundo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp