Pela 22ª vez em 22 edições, a Seleção Brasileira estará na Copa do Mundo de Futebol Masculino. Na última quinta-feira (11), o Brasil venceu a Colômbia por 1×0 na Neo Química Arena e garantiu matematicamente a sua participação no Mundial do Catar em 2022. O gol da classificação foi anotado pelo meia Lucas Paquetá, que atualmente veste a camisa do Lyon, da França.
O caminho para a vaga na Copa do Mundo
As Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo começaram em 8 de outubro de 2020. O Brasil fez a sua estreia no dia seguinte, goleando a Bolívia por 5×0. A equipe canarinho venceu Peru, Venezuela e Uruguai, e então empatou sem gols com a Colômbia. Esse foi o seu único tropeço até aqui. Depois disso, o Brasil teve um embate cancelado com a Argentina e então superou Equador, Paraguai, Chile, Peru, Venezuela e Uruguai. Com o triunfo sobre a Celeste, a Seleção Brasileira ficou a uma vitória de confirmar vaga antecipada para o Mundial de 2022.
A vaga garantida
Na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, Brasil e Colômbia protagonizaram um primeiro tempo sem grandes chances. Na segunda etapa, o time da casa insistiu mais no setor ofensivo até que o gol enfim saiu aos 26 minutos. A marcação alta brasileira obrigou a defesa colombiana a espirrar a bola para frente. O zagueiro Marquinhos interceptou na intermediária, dominando com o peito, e saiu jogando. Rapidamente, ele descolou o passe para Neymar, que tocou de primeira para Lucas Paquetá. O meio-campista também completou em um só toque e finalizou. O goleiro Ospina ainda chegou a tocar nela, mas a bola morreu no fundo das redes.
Com os três pontos assegurados, a Seleção Brasileira disputará mais uma vez uma Copa do Mundo. Única equipe a participar de todas as edições da história, a esquadra treinada por Tite vai em busca do hexacampeonato no ano que vem, no Catar. Antes disso, o Brasil seguirá se preparando nas Eliminatórias. Na próxima terça-feira (16), às 20h30, o grupo tem compromisso marcado contra a Argentina no Estádio Del Bicentenario.