Press "Enter" to skip to content

Brasil cai mais de dez posições no ranking mundial de países mais felizes

Última atualização 20/03/2023 | 12:39

De um ano para o outro, o Brasil despencou no ranking mundial dos países mais felizes do planeta. Depois de ficar em 38º lugar em 2022, o país caiu para a 49ª posição. O balanço deste ano do Relatório Mundial da Felicidade (World Happiness Report) contou com uma listagem de mais de 150 nações diferentes.

O Brasil e o ranking da felicidade

O levantamento do Relatório Mundial da Felicidade teve em sua metodologia fatores como renda, saúde, relações interpessoais, sensação de liberdade para tomar decisões, generosidade e ausência de corrupção. A publicação mais recente aconteceu em 2023, e os dados são relativos ao ano de 2022.

O estudo, inclusive, destaca que 2022 foi um ano de crises, incluindo a permanência da ameaça da Covid-19, além da Guerra na Ucrânia, inflação internacional e emergências climáticas globais. Em uma média dos últimos três anos, a Finlândia ocupa a 1ª posição pela sexta vez consecutiva.

Dinamarca, Islândia, Israel, Holanda, Suécia, Noruega, Suíça, Luxemburgo e Nova Zelândia, nesta ordem, completam o top 10 do ranking. O pior da lista é Níger, em 109º.

O país sul-americano mais bem posicionado é o Uruguai, em 28º lugar. Vale ressaltar que nossos vizinhos subiram duas posições em relação ao Relatório Mundial da Felicidade do ano passado. Ainda, o Chile também aparece à frente do Brasil, na 35ª posição. Já a Argentina fica um pouco atrás, em 52º, mesmo diante de uma intensa crise econômica.