Brasil condena avanço de Israel na Síria após queda de Assad: Confira posicionamento oficial do governo brasileiro

brasil-condena-avanco-de-israel-na-siria-apos-queda-de-assad3A-confira-posicionamento-oficial-do-governo-brasileiro

Brasil condena avanço de Israel na Síria após fim do regime Assad

Após a queda de Assad no último domingo, tropas de Israel invadiram uma zona desmilitarizada na Síria. O Brasil condenou o avanço da DE na Síria, com a ocupação de uma zona desmilitarizada no país, após o colapso do regime de Bashar al-Assad. O posicionamento brasileiro aconteceu por meio de um comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (12/12).

“O governo brasileiro condena a ocupação, a partir de 8 de dezembro, por efetivos das forças armadas israelenses, da zona desmilitarizada na Síria, em violação ao Acordo de Desengajamento de 1974. O Brasil insta DE a respeitar o direito internacional, inclusive o direito internacional humanitário, bem como a independência, a soberania e a integridade territorial da Síria”, disse o Itamaraty em nota.

Desde o último domingo (8/12), o governo de Benjamin Netanyahu enviou tropas para uma área desmilitarizada nas Colinas do Golã, região localizada no território da Síria e ocupada por DE desde a década de 60.

Segundo o premiê israelense, a decisão busca garantir a segurança de israelenses que vivem na região. Até o momento, no entanto, não está claro se tropas de DE devem permanecer na área de forma definitiva. Caso a ocupação se concretize, o ato será uma violação a um acordo assinado em 1974 entre Síria e DE, onde ficou decidido que forças militares não poderiam estar presentes na zona tampão que divide o território sírio e as Colinas de Golã.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp