Brasil é 2º no consumo de revestimento na construção civil, apesar de alta de preços

revestimento

Apesar dos custos da construção civil em alta, o Brasil é o segundo maior consumidor de revestimentos cerâmicos no mundo, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER). A demanda nacional fica atrás apenas da China.

 

O reajuste de 1,5% sobre o preço dos materiais em abril deste ano reflete diretamente sobre o orçamento destinado às obras e no valor do imóvel pago pelos goianos. A pandemia é apontada por especialistas como uma das explicações para o encarecimento. As reformas são as mais afetadas no quesito acabamento, já que muitas pessoas deixam essa parte da intervenção ficar de lado por causa do custo. 

 

Para atender o sonho dos brasileiros de uma casa mais bonita e moderna, a indústria tem investido em inovação para conciliar o preço e o design. Os empresários tentam convencer os potenciais clientes expondo as vantagens de investimento em cerâmicas, porcelanatos e revestimentos para paredes e pisos pela qualidade, durabilidade e custo-benefício.

 

A defesa tem sido cada vez mais incisiva, considerando que essa parte da construção pode corresponder a quase 40% dos custos totais. A diarista Sílvia Nunes está na contramão da estatística da Anafer. Ela comprou um lote em Aparecida de Goiânia e conseguiu construir a parte básica estrutural do imóvel com ajuda de amigos. A mulher se mudou logo em seguida para eliminar o custo do aluguel, mas o revestimento e outros detalhes que conferem conforto para uma família são um sonho distante.

 

“Por enquanto, a cerâmica das paredes, um banheiro e uma cozinha bonitos, como eu queria, são um projeto para o futuro. Eu tive a colaboração de amigos e de vizinhos, mas ainda sim tive gastos. Preciso pagar tudo isso antes de considerar fazer mais dívidas. Minha prioridade agora se limita a manter o sustento dos meus filhos. As coisas estão caras. Tudo muito difícil, diz.

 

Uma conta estimada de R$1.679,25 por metro quadrado de uma obra, de acordo com o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), e de tamanho médio das casas financiadas no País de 66 metros quadrados, conforme aponta a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), resulta em um gasto de R$ 110.830,50, sendo R$ 44,332,20 somente com acabamento, em média.

 

 

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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