Press "Enter" to skip to content

Brasil e Espanha anunciam amistoso para 2024, em campanha contra o racismo

Última atualização 07/06/2023 | 09:31

Em prol contra o racismo, a seleção brasileira e espanhola irão disputar um amistoso em março de 2024. Sob o lema “Uma só pele”, como resposta à série de ataques racistas sofridos pelo jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, no país europeu. Ao divulgar a notícia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que a partida será disputada na Espanha, mas ainda não há local e data definidos.

 

“O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta “, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

 

A relação entre a entidade brasileira e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se fortaleceu após Vinícius Júnior adotar uma postura mais firme em resposta a um novo incidente de racismo, ocorrido durante a derrota do Real Madrid por 1 a 0 para o Valencia, no último mês. As manifestações públicas do jogador levaram até a La Liga, responsável pela organização do Campeonato Espanhol, a buscar alterações na legislação para obter maior autonomia na aplicação de punições contra o racismo.

 

O presidente da RFEF, Luis Rubiales, lançou a campanha “Racistas, fora do futebol” e estabeleceu contato com Orlando Leite, embaixador do Brasil na Espanha, além de se reunir com o presidente da CBF. Durante um encontro na sede da federação espanhola, a Ciudad Del Fútbol, Rubiales e Rodrigues concordaram que seria uma excelente oportunidade para fortalecer os laços e promover a união contra a violência no futebol por meio da realização de um amistoso, conforme informado pela CBF.

 

O amistoso entre Espanha e Brasil será um reencontro entre as duas seleções masculinas de futebol, após mais de dez anos sem enfrentamentos. A última vez que os times se encontraram foi na final da Copa das Confederações de 2013, na qual a seleção brasileira, liderada por Felipão, triunfou sobre os espanhóis com uma vitória de 3 a 0, com dois gols de Fred e um de Neymar.

 

Na próxima edição do confronto, ainda não está definido quem estará no comando da seleção como treinador. Apesar dos esforços de Ednaldo Rodrigues em tentar contratar Carlo Ancelotti do Real Madrid, não houve nenhum sinal positivo até o momento. Portanto, a CBF decidiu manter Ramon Menezes como treinador interino para os amistosos deste mês contra Guiné e Senegal. Vale destacar que o primeiro jogo será realizado em Barcelona, Espanha, no estádio Cornellà-El Prat, no dia 17.