Press "Enter" to skip to content

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo; por que isso acontece?

Última atualização 14/03/2023 | 17:43

O Brasil é geograficamente agraciado, sem grandes casos de desastres naturais como terremotos, furacões e tsunamis. Porém, quando o assunto tem a ver com raios, o território brasileiro se destaca. Entre todos os países do mundo, o Brasil é aquele com a maior incidência de descargas elétricas. Por que exatamente isso acontece?

Usualmente, o Brasil possui ocorrências de 70 a 80 milhões de raios por ano. No entanto, esse número vem aumentando. Em 2020, foram 126 milhões. Em 2021, 154 milhões. No ano passado, em 2022, a quantidade de raios superou os 190 milhões.

A expectativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de que a média anual brasileira chegue a 100 milhões ao final do século. Para se ter uma base comparativa, o segundo país com mais raios no mundo, a República Democrática do Congo, tem anualmente 43,2 milhões de descargas elétricas. O terceiro é a Austrália (31,2 milhões), seguida por China (28 milhões) e Índia (26,9 milhões).

Um dos motivos pelos quais o Brasil se destaca na incidência de raios tem a ver com a sua extensão territorial. Quanto maior o país, mais raios tendem a atingi-lo. No entanto, a principal razão é por conta da localização geográfica do território brasileiro, sendo a maior nação localizada na região tropical do planeta. Climas mais quentes favorecem a formação de mais tempestades e, com isso, há uma maior queda de raios.

Entre as cidades, São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, lidera o ranking no Brasil, com mais de 140 mil raios por ano. O estado do Amazonas, inclusive, é aonde mais se concentram as descargas elétricas, assim como a região Norte como um todo. Lugares como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também têm uma presença considerável do fenômeno climático.

Como o mundo está ficando mais quente a cada ano que passa, a tendência é de que a quantidade de raios continue aumentando. Naturalmente, o Brasil continuará como o protagonista no quesito.