Brasil fecha ano com a maior superfície de água desde 1999

Brasil fecha ano com a maior superfície de água desde 1999

Em levantamento da Mapbiomas, uma iniciativa do Observatório do Clima, co-criada e desenvolvida por uma rede multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia, o Brasil fechou o ano de 2022 com a maior superfície de água desde 1999. Apesar disso, o índice hidrográfico no País ainda é preocupante e não se encaixa no ideal para o território nacional.

Superfície de água no Brasil

Em 2022, o Mapbiomas registrou um total de 18.218.754 hectares de superfície de água. Trata-se de um aumento de 10,2% em relação a 2021, com 16.525.576 hectares. Os números do ano passado são os maiores desde 1999, quando o Mapbiomas registrou 19.621.702 hectares no quesito.

No entanto, o Brasil vem sofrendo com a redução da superfície de água. Responsável por 12% do volume de toda a água doce do planeta, o País teve o menor índice da série histórica na última década. Foram sete anos de redução de superfície desde 2010, sendo que o período de 2013 a 2021 foi o mais seco.

Os meses de dezembro a julho ficaram acima da média histórica mensal, enquanto agosto a novembro estiveram abaixo. Em 2022, a superfície de água nos biomas ficou acima da média, com exceção de Pampa e Pantanal.

Apesar do sinal de recuperação no ano passado, a tendência predominante é de redução. Do território brasileiro, 17% teve perda e 21%, ganho. Entre os estados que tiveram a superfície de água em 2022 acima da média da série histórica, está Goiás. Apenas o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba estiveram abaixo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp