Brasil fica de fora da lista de países que o EUA doará 500 mi de doses da Pfizer

Nesta quinta-feira, 10, o governo dos Estados Unidos anunciou que irá doar 500 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para países com a renda mais baixa. O Brasil não faz parte dos 92 países contemplados com a doação de vacinas e a União Africana.

“O objetivo da doação de hoje é salvar vidas e acabar com a pandemia e fornecerá a base para ações adicionais a serem anunciadas nos próximos dias.”

A doação de meio bilhão de doses será realizada através do Covax Facility. O Covax é uma aliança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o acesso igualitário à vacina, e outros parceiros para a distribuição das vacinas.

Joe Biden deve fazer um pronunciamento sobre a doação, segundo o anúncio da Casa Branca. O presidente está participando do encontro do G7 – grupo de 7 países mais ricos do mundo. A Casa Branca ainda disse que Biden irá pedir que os outros países também atuem para avançar a vacinação no mundo.

Os envios devem começar em agosto deste ano. Até o fim de 2021, a expectativa dos Estados Unidos é ter entregue 200 milhões de doses aos países escolhidos. As demais 300 milhões de doses serão entregues até junho de 2022.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp