Brasil fica de fora da lista de países que o EUA doará 500 mi de doses da Pfizer

A doação de meio bilhão de doses será realizada através do Covax Facility.

Nesta quinta-feira, 10, o governo dos Estados Unidos anunciou que irá doar 500 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para países com a renda mais baixa. O Brasil não faz parte dos 92 países contemplados com a doação de vacinas e a União Africana.

“O objetivo da doação de hoje é salvar vidas e acabar com a pandemia e fornecerá a base para ações adicionais a serem anunciadas nos próximos dias.”

A doação de meio bilhão de doses será realizada através do Covax Facility. O Covax é uma aliança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o acesso igualitário à vacina, e outros parceiros para a distribuição das vacinas.

Joe Biden deve fazer um pronunciamento sobre a doação, segundo o anúncio da Casa Branca. O presidente está participando do encontro do G7 – grupo de 7 países mais ricos do mundo. A Casa Branca ainda disse que Biden irá pedir que os outros países também atuem para avançar a vacinação no mundo.

Os envios devem começar em agosto deste ano. Até o fim de 2021, a expectativa dos Estados Unidos é ter entregue 200 milhões de doses aos países escolhidos. As demais 300 milhões de doses serão entregues até junho de 2022.

 

Tags: