Jornal Diário do Estado

Brasil pegará Sérvia, Suíça e Camarões no Grupo G da Copa do Mundo

Seleção Brasileira repetirá dois confrontos da Copa de 2018, além de um duelo do Mundial de 2014

O caminho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022 está definido. Na tarde desta sexta-feira (1º), a FIFA sorteou oficialmente as chaves da fase de grupos do Mundial do Catar. O Brasil ficou no Grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. Os três adversários são velhos conhecidos da Canarinho. Em 2018, a amarelinha enfrentou sérvios e suíços na fase de grupos. Em 2014, os camaroneses estiveram na chave tupiniquim.

O sorteio da Copa do Mundo

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo teve início com apresentações musicais na cidade de Doha, capital do Catar. Estiveram reunidos mais de 2 mil convidados, entre treinadores, ex-jogadores, políticos e autoridades do país. Houve uma cerimônia com vídeos de apresentação e performance da canção oficial do Mundial, “Hayya Hayya”.

Então, começou de fato o sorteio, com a presença de figuras ilustres como o brasileiro Cafu e o alemão Lothar Matthäus. Como era de se esperar, o Catar se postou como o cabeça de chave do Grupo A, uma tradição com os países-sede da Copa. Em seguida, aconteceu a definição dos grupos da competição.

O primeiro grande confronto a surgir no sorteio foi quando Espanha e Alemanha caíram na mesma chave. O Brasil ficou no Grupo G e repetirá dois adversários da última Copa do Mundo. Na Rússia, em 2018, a Canarinho empatou com a Suíça em 1×1 e ganhou da Sérvia por 2×0. Ambos tentarão dar o troco neste ano.

O último adversário conhecido foi Camarões. Em 2014, o Brasil ficou no mesmo grupo dos africanos, e goleou por 4×1. Portanto, o retrospecto recente perante esses rivais é favorável.

As datas dos jogos da Seleção também estão definidas. O time do técnico Tite enfrentará a Sérvia no dia 24 de novembro (terça-feira); a Suíça no dia 28 (segunda-feira); e Camarões em 2 de dezembro (sexta-feira). Se passar para as oitavas, o Brasil terá pela frente alguma equipe do Grupo H (Portugal, Uruguai, Gana ou Coreia do Sul).

No total, 29 das 32 seleções já sacramentaram suas vagas. Faltam apenas um time da repescagem da Europa (Escócia, Ucrânia ou País de Gales) e dois da repescagem internacional (Austrália, Emirados Árabes ou Peru na Repescagem 1; Costa Rica ou Nova Zelândia na Repescagem 2). As partidas ocorrerão em junho.

 

Confira todos os grupos da Copa do Mundo de 2022:

A: Catar, Equador, Senegal, Holanda

B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, REPESCAGEM EUROPEIA

C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia

D: França, REPESCAGEM INTERNACIONAL 1, Dinamarca, Tunísia

E: Espanha, REPESCAGEM INTERNACIONAL 2, Alemanha, Japão

F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia

G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões

H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul