Press "Enter" to skip to content

Brasil recebe mais de 860 mil turistas estrangeiros em janeiro

Última atualização 06/03/2023 | 18:00

A Polícia Federal (PF) registrou a entrada de 868.587 turistas estrangeiros em janeiro de 2023. O resultado é histórico na série dos últimos quatro anos e supera em mais de 100 mil visitantes os anos de pandemia de Covid-19, quando foram registrados 756.883, em 2019, e 705.457, em 2020.

Para o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o aumento entre os visitantes é um ensaio positivo de alteração de cenário que, para ele deve-se à mudança de governo e à nova perspectiva do mundo em relação ao país.

A retomada do turismo pós pandemia no Brasil, em 2022, estava mais lenta do que a média internacional. Mesmo com a China, maior emissor mundial de turistas, mantendo medidas restritivas de circulação internacional ao longo do ano passado, o fluxo de turistas no planeta representou 63% dos níveis anteriores à pandemia, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).

O Oriente Médio, com 83%, e a Europa, com 80%, são os continentes que tiveram melhor nível de retomada da atividade turística internacional.

O Brasil ficou atrás da média dos países do continente africano (63%) e das Américas (66%), como um dos piores desempenhos globais entre os países que já possuíam fronteiras abertas pós vacinação do coronavírus.

Economia brasileira

As atividades do setor de Turismo foram as principais responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. Foi o que constatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta quinta-feira (02.03). De acordo com o órgão, os segmentos que englobam os serviços de bares e restaurantes, meios de hospedagens e de alugueis de carros, por exemplo, se destacaram no período.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destaca que o dado só confirma o grande potencial que o setor tem em ampliar a economia do país. “Esse impacto ainda está aquém do potencial do Turismo no país, por isso, atuaremos, junto com o presidente Lula, para incentivar a qualificação e empreendedorismo no turismo, estruturar nossos destinos e, assim gerar cada vez mais emprego e renda. Temos muito o que crescer e estamos compromissados nesse propósito!” , disse Daniela Carneiro.

De acordo com os dados divulgados, os setores de transporte, armazenagem e correio – grupo que contém atividades ligadas o Turismo, cresceram 8,4% no ano. Além deste, o que compreende outras atividades de serviços, onde estão incluídos os bares e restaurantes, por exemplo, apresentaram alta de 11,1%. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada também pelo IBGE, aponta um crescimento de cerca de 24% das atividades turísticas no ano de 2022.