Press "Enter" to skip to content

Brasil registra cerca de 645 amputações de pênis por ano

Última atualização 02/02/2024 | 15:28

De acordo com o levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o Brasil tem em média 645 amputações de pênis a cada ano devido a um câncer no órgão.

De 2013 a 2023, foram registradas ao todo 6.456 amputações. O ano com mais casos do período foi 2019, quando chegou a 702. O mais baixo foi em 2020, em que o Brasil contabilizou 619 remoções do órgão.

“Os dados revelam que, infelizmente, o número de amputações no Brasil só registrou alguma queda nos dois primeiros anos da pandemia, possivelmente porque as pessoas evitam procurar serviços médicos quando entendiam não ser urgente. Como o câncer de pênis ainda é muito pouco conhecido, e no início não dói, frequentemente é negligenciado”, afirma a urologista Karin Jaeger Anzolch.

O levantamento da SBU mostra que, no período de uma década, o país registrou 21.766 diagnósticos de câncer de pênis (entre 2012 e 2022) e 4.592 mortes pela doença (de 2011 a 2021). A faixa etária com mais óbitos foi a de 60 a 69 anos

A maioria dos casos de câncer de pênis podem ser evitados com hábitos de higienização adequada, com água e sabão. Além da higiene inadequada, a vacinação contra o vírus HPV (disponível no SUS) e a remoção do prepúcio quando ele não pode ser completamente puxado para trás para expor a glande e higienizá-la (cirurgia de fimose) é importante para evitar o câncer.

“O Brasil está na relação dos países com maior incidência de câncer de pênis. E uma das razões para isso é a falta de informação da população da sua existência, do diagnóstico tardio e de que a grande maioria dos casos pode ser evitada com água e sabão e vacinação”, destaca Luiz Otavio Torres, presidente da SBU.

A SBU realiza neste domingo ,4, a quarta edição da “Campanha de Prevenção ao Câncer de Pênis” a fim de celebrar o Dia Mundial do Câncer. Durante todo o mês de fevereiro, médicos esclarecem dúvidas sobre a doença nas redes sociais da entidade no Instagram, Facebook e TikTok (@portaldaurologia).

“O objetivo dessa campanha da SBU é levar ao maior número de pessoas possível as informações sobre como evitar e fazer o diagnóstico precoce do câncer de pênis”, ressalta Torres.

Sintomas

Segundo a SBU, a doença é mais comum em homens acima de 50 anos, embora possa também aparecer em indivíduos jovens. Os 4 principais sintomas do câncer de pênis são:

  • Ferida que não cicatriza;
  • Secreção com forte odor;
  • Espessamento ou mudança de cor na pele da glande (cabeça do pênis);
  • Presença de nódulos na virilha.

 Fatores de risco :

  • Baixas condições socioeconômicas
  • Má higiene íntima
  • Fimose (estreitamento da pele que recobre o pênis)
  • Infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano)
  • Tabagismo