O Brasil registrou na quarta-feira, dia 12, a menor média de mortes pela Covid-19 em 40 dias. O país voltou a menos de mil mortes diárias: 978. O valor da média praticamente se iguala ao obtido no dia 1º de julho, semana em que 977 pessoas perderam a vida por dia por causa da doença.
Mesmo com a queda, o Brasil segue com estabilidade nas mortes e o número ainda é alto. A “média móvel” é feita entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Depois, essa média é comparada com outras semanas, para indicar qual a tendência da curva epidemiológica. A média é feita para se ter uma melhor noção, já que nos fins de semana, com menos plantões, as notificações caem significativamente.
A primeira vez em que o Brasil registrou média superior a mil foi em 6 de junho, quando o cálculo apontou 1.041 mortes por dia naquela semana. Desde então, a menor média ocorreu em 13 de junho, quando 964 mortes em média foram calculadas.
O Brasil ainda tem seis estados com tendência de alta, 12 em estabilidade e nove em queda. No Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins as mortes por Covid-19 ainda estão com tendência de alta.