Brasil registra primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus

Brasil registra primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus

Com o aumento de casos de Covid-19 nos últimos meses, o Brasil registrou pela primeira vez um caso da subvariante EG.5 do coronavírus. A Eris, como é chamado, se tornou a variante dominante nos Estados Unidos e foi classificada como ‘’de interesse’’ pela Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmando que a variação traz ‘’vantagens’’ em comparações a outras mutações.

Segundo autoridades médicas brasileiras, o caso foi registrado em uma idosa de 71 anos, moradora de São Paulo, sem histórico de viagem. Ela começou a apresentar sintomas no final de julho e foi internada em um hospital particular.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) reconheceu que havia a possibilidade de circulação desta mutação do vírus pelo país, apesar de não ter sido devidamente sequenciada. Em casos como o da idosa, os especialistas ressaltam que é necessário manter contato com o paciente, além do sequenciamento genômico de amostras para que qualquer mutação seja estudada.

É recomendado pelos pesquisadores que qualquer pessoa com sintomas característicos de Covid-19 procuram o serviço de saúde para realizar testagem.

Subvariante EG.5

Segundo especialistas, apesar da Covid-19 ainda ser uma preocupação em caso de idosos e crianças, a mutação Eris não representa uma ameaça substancial em relação as outras subvariantes.

Em nota, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, com base nas evidências disponíveis, a variante é avaliada como risco de saúde ‘’ baixo em nível global, semelhante ao risco de outras variantes atuais de interesse”.

Seus sintomas são como outras variantes do coronavírus: dor de cabeça, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp