Brasil: Senado vota pela redução da pena de Bolsonaro apesar de protestos

brasil3A-senado-vota-pela-reducao-da-pena-de-bolsonaro-apesar-de-protestos

O Senado brasileiro aprovou, por 48 votos a 25, um projeto de lei que prevê uma significativa redução da pena do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro. Caso a lei entre em vigor, sua sentença de 27 anos de prisão poderia ser reduzida para pouco mais de dois anos. Anteriormente, a Câmara dos Deputados já havia aprovado o controverso projeto. Agora, o projeto de lei está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser assinado.
Lula declarou que irá vetar a lei, no entanto, essa decisão pode ser revogada pelo Congresso.
Em setembro, a Suprema Corte brasileira condenou Bolsonaro por um golpe planejado. Os juízes consideraram que ele liderou uma ‘organização criminosa’ com o objetivo de derrubar violentamente sua derrota nas eleições para o seu sucessor de esquerda, Lula, em 2022. O ex-presidente de 70 anos começou a cumprir sua pena em novembro.
No último domingo, milhares de pessoas protestaram nas principais cidades do país contra a redução da pena do ex-presidente. Apenas no Rio de Janeiro, estima-se que quase 19.000 pessoas se reuniram. Em cartazes, eles pediram ‘Nenhuma Anistia’ e chamaram o Congresso de ‘Inimigo do Povo’. Também houve protestos em São Paulo e na capital Brasília.
Este artigo será atualizado conforme novas informações.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp