O Brasil tem, atualmente, cerca de 122 mil farmácias, conforme aponta levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados da Receita Federal. A maior parte desse número de estabelecimentos são micro e pequenas empresas, responsáveis por 84% da quantidade total em todo País.
Só no primeiro semestre de 2023, mais de quatro mil novas farmácias foram abertas no Brasil. O levantamento do Sebrae indica que boa parte das farmácias que aumenta essa quantidade surgiu durante a pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19).
Maior aumento no número farmácias ocorreu no segundo ano da pandemia
Dessa forma, foram 5,8 mil novas unidades abertas no primeiro semestre de 2021. No ano de 2022, foram mais 5,3 mil novas unidades, e 4,8 mil foram abertas no primeiro semestre deste ano. As cidades que tiveram maior crescimento no número de estabelecimentos foram Rio de Janeiro, com 173 novos estabelecimento, São Paulo, com 111, e Brasília, com 96.
Quanto ao total de farmácias abertas atualmente, as mesmas cidades lideram nos três primeiros lugares: São Paulo, com 4,5 mil unidades, Rio de Janeiro, com 3,6 mil, e Brasília, com 2,1 mil.