Brasil tem representante na lista de melhores praias de nudismo no mundo

Brasil está na lista de melhores praias de nudismo no mundo

O Brasil é um famoso destino para pessoas naturistas, com ótimas praias para quem prefere explorar o mar e as areias sem roupa.

A CNN norte-americana publicou um ranking das 20 melhores praias de nudismo do mundo. A lista também está na revista Nude & Natural, especializada na comunidade de naturistas, e no livro “The World’s Best Nude Beaches & Resorts”, que avaliou mais de mil destinos em 50 países, incluindo o Brasil.

A praia de Massarandupió é uma praia de nudismo no Brasil localizada na cidade de Entre Rios, na Bahia, a 93 quilômetros de Salvador, a capital do estado. A área é próxima à Praia do forte e, para acessá-la, é preciso pegar uma estrada de areia de cerca de 7km. Ela aparece na lista de melhores do mundo.

Em toda a área é possível tomar banho, mas o nudismo só é permitido em uma faixa de 2km, ou seja, nas demais partes não é permitido ficar nu. Assim como a maioria das praias desse tipo, homens não pode entrar sozinhos e a nudez é obrigatória.

É proibida também a construção de qualquer tipo de empreendimento a menos de 300 metros da área naturista, para assim preservar a privacidade dos banhistas.

Praia de Massarandupió

 

 

 

 

 

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás recebe selo ouro de alfabetização do MEC

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), tem demonstrado um forte compromisso com a educação pública, especialmente na área de alfabetização. O programa AlfaMais Goias, criado em regime de colaboração entre o estado e os municípios, tem como missão alfabetizar todas as crianças goianas na idade certa.
 
Recentemente, o estado de Goias foi premiado com o selo ouro da Alfabetização no programa Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, criado pelo Ministerio da Educacao (MEC) em 2024. Essa distinção foi anunciada nesta sexta-feira,22, e é resultado da análise realizada pela Comissão Técnica de Avaliação, formada pelos articuladores nacionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
 

Sucesso em números

 
No primeiro semestre de 2024, o Ministerio da Educacao destacou que 67% das crianças goianas estavam plenamente alfabetizadas na rede pública até o 2º ano do Ensino Fundamental. Esse número superou a meta definida para o período, que era de 63%. Esse avanço significativo na alfabetização coloca Goias no caminho certo rumo às metas de acabar com o analfabetismo infantil e de alfabetizar plenamente todas as crianças das escolas públicas das redes estadual e municipal.
 
A delegação do governo argentino conheceu o programa de Alfabetização AlfaMais Goias durante uma visita à Escola Municipal Paulo Freire, em Planaltina. O evento foi parte de uma agenda organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo brasileiro e o governo da Argentina. O encontro bilateral visou promover o intercâmbio de experiências e políticas públicas educacionais, especialmente nas áreas de financiamento e alfabetização. Devido aos bons resultados obtidos, Goias foi o estado escolhido para servir de exemplo à comitiva, apresentando o programa AlfaMais Goiás .
 
A premiação mostra claramente o compromisso do estado de Goias com a educação pública. O programa AlfaMais Goias é um exemplo de boas práticas adotadas no Brasil e serve como referência para outras unidades da federação. Com essa distinção, Goiás reafirma sua posição como um estado líder na alfabetização e educação pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp