Press "Enter" to skip to content

Brasileira está entre as 100 mulheres mais influentes do mundo, segundo lista da Forbes

A diretora executiva de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, ocupa a 77ª posição entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo, de acordo com lista divulgada nesta terça-feira, 8, pela revista norte-americana Forbes. Andrea é a única brasileira na lista, pelo segundo ano consecutivo.

Em primeiro lugar da relação está a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, encerra a lista da Forbes, que traz também a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, na terceira posição, atrás da chefe do Banco Central Europeu, a francesa Christine Lagarde. Esta é a 17ª lista elaborada da Forbes.

A diretora da Petrobras é engenheira de produção, com MBA em finanças e em gestão, e atuou por 25 anos na mineradora Vale, antes de ser eleita para a Diretoria Executiva de Finanças e RI da Petrobras, em abril do ano passado. Entre 2015 e 2018, atuou como chief financial officer (CFO) da Vale Canada em Toronto, ocupando depois o cargo de gerente executiva de Tesouraria Global da Vale.