Brasileira está entre vítimas de atropelamento durante festival no Canadá

kira-salim

Kira Salim (Clara Ganapol Salim), brasileira de 34 anos, foi uma das 11 vítimas do atropelamento durante o festival filipino em Vancouver, no Canadá, na madrugada de domingo, 27. Natural do Rio de Janeiro e residente na Columbia Britânica há quase três anos, ela trabalhava como conselheira escolar na Fraser River Middle School e dedicava-se à inclusão de estudantes neurodivergentes.

Formação e contribuições

Formada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 2014, Kira concluiu mestrado em Intervenção Psicológica na Universidad Europea del Atlántico em 2021. Antes da mudança para o Canadá, lecionou na Escola Americana do Rio e fundou o bloco carnavalesco Marcha Nerd, unindo cosplay a trilhas sonoras geek.

Identificada como não-binária, a musicista descrevia sua missão como “facilitar o desenvolvimento de jovens marginalizados”. O Itamaraty confirmou seu falecimento e presta assistência à família.

Ataque

O atropelamento ocorreu por volta das 20h, no horário local de Vancouver. Segundo a polícia canadense, pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. Os mortos tinha idade entre 5 e 65 anos.

O motorista foi identificado como Kai-Ji Adam Lo, um homem de 30 anos com histórico psiquiátrico. Ele detido no local e informou que agiu sozinho no ataque. Autoridades descartam que o caso se trata de terrorismo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp