Brasileira refém do Hamas é encontrada morta pelo exército de Israel

Brasileira refém do Hamas é encontrada morta pelo exército de Israel

Filha e neta de brasileiros, Celeste Fishbein, de 18 anos, que foi sequestrada pelo grupo palestino Hamas teve sua morte confirmada na manhã desta terça-feira, 17. Ela foi sequestrada no dia do ataque do Hamas na Faixa de Gaza no dia 7 de outubro, seguido da declaração de estado de guerra pelo governo israelense.

A informação foi confirmada pelo Exército de Israel à família de Celeste. Entretanto, o órgão não informou a situação do óbito da brasileira ou a localização do corpo da jovem. Celeste Fishbein trabalhava como babá na zona rural, localizada próxima à Faixa de Gaza, e estava na casa do namorado em Gaza, quando o grupo Hamas invadiu a região no dia 7 de outubro e a sequestrou.

De acordo com a família, a última mensagem enviada pela jovem foi às 11h do dia do ataque palestino, quando a família se abrigada do ataque em um bunker por horas.

Situação dos reféns

O grupo Hamas admite ter entre 200 e 250 sequestrados e ter matado 22 israelenses, entretanto as autoridades israelenses contabilizam 199 reféns. Uma brigada do grupo extremista Hamas informou, nesta segunda-feira, 16, que há planos de libertar todos os reféns estrangeiros mantidos na Faixa de Gaza.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, informou que o grupo palestino Hamas sequestrou majoritariamente idosos, crianças e mulheres.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp