Brasileiro descreve apagão em Portugal: ônibus lotados e internet ruim

brasileiro-descreve-apagao-em-portugal3A-onibus-lotados-e-internet-ruim

‘Ônibus lotados, paradas cheias e internet bem ruim’, relata brasileiro sobre apagão em Portugal

Anderson Coelho, de Florianópolis, diz que sistema de emergência do metrô abriu e ele conseguiu sair. Brasileiro pegava um metrô na estação Baixa-Chiado para Santarém.

Um brasileiro relatou que estava saindo de uma estação de metrô em Lisboa, capital de Portugal, quando o apagão de energia elétrica atingiu grande parte do país, além da Espanha, nesta segunda-feira (28). A falta de luz já se aproxima de 5 horas de duração e, segundo ele, “os ônibus estão lotados, as paradas cheias e a internet bem ruim”.

Anderson Coelho é de Florianópolis e diz que estava pegando um metrô na estação Baixa-Chiado para Santarém, por volta das 11h30 do horário local (7h30 no horário de Brasília), quando o sistema de emergência do veículo abriu.

“A sorte nossa é que o metrô não tinha saído do ponto, estava em uma parada, mas teve relatos de vários outros vagões que estavam no meio do metrô, entre uma estação e outra, que as pessoas ficaram presas”, contou.

Visitando a cidade, estava com seu anfitrião no local. Ambos conseguiram sair do veículo.

Ele relata que há restaurantes fechados, embora quiosques mais simples sigam abertos. “Estão servindo sanduíches e tal”.

“De imediato, todos os trens foram interrompidos, porque são elétricos, e as pessoas na rua estão aparentemente tranquilas, mas todas procurando muita informação na internet. Os sinais em algumas operadoras ficaram meio fracos, como o Vodafone. O meu está meio precário, mas está funcionando”, comentou.

PROBLEMAS REGISTRADOS

– Aeroportos e estações de trem nos dois países foram afetados pelo apagão. As empresas de transporte relatam atrasos e operações limitadas.
– As telecomunicações também sofreram interrupções. Há problemas generalizados para chamadas de voz. O serviço de mensagens WhatsApp opera na metade da velocidade.

A operadora da rede elétrica de Portugal, a REN, afirma que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. A empresa prevê que a normalização da rede poderá levar até uma semana.

O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restabelecida no país nas “próximas horas”. Ainda segundo ele, não há indicação que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético.

Já o chefe de operações da rede espanhola REE, Eduardo Prieto, afirmou que o restabelecimento da energia na Espanha poderia levar de seis a dez horas.

A empresa ferroviária espanhola, Renfe, anunciou a interrupção de seus serviços às 12h30. A operadora de aeroportos do país, a Aena, afirmou que houve alguns atrasos, mas que geradores foram ativados.

Várias companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também falam em restrições ou reduções de tráfego no aeroporto de Lisboa.

Estações de metrô da capital espanhola, Madri, foram evacuadas, e o trânsito no centro da cidade é caótico por causa dos engarrafamentos causados pela falta de semáforos, segundo relatos de rádios espanholas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp