Press "Enter" to skip to content

Brasileiro morre na Europa e família faz vaquinha para trazer corpo de volta ao Brasil

Última atualização 25/08/2023 | 16:27

O baiano Filiphe Soares Braga, de 29 anos, faleceu na última sexta-feira, 18, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em Malta, no continente europeu.  Com isso, a família do gastrólogo tentar trazer o corpo dele de volta ao Brasil para que ele seja sepultado em Salvador. Para esse intuito, foi providenciada uma vaquinha virtual que pretende arrecadar R$ 60 mil.

Segundo os familiares, o jovem foi morar em Malta, país na Europa, com 500 mil habitantes, e tinha a vontade de conquistar novas chances de trabalho. Mas em 16 de agosto, Filiphe foi achado desacordado por um colega de apartamento. Ele chegou a ser levado para uma unidade de saúde, na qual ficou entubado por dois dias, e acabou não resistindo e a equipe médica confirmou a morte cerebral no dia 18.

O corpo do jovem foi liberado para a família, mas eles não possuem recursos para arcar com os custos e trazer ele de volta ao Brasil.

Ao portal G1 a prima de Filiphe, informou que o dinheiro arrecado será utilizado para contratar uma funerária da Europa, embalsamar o corpo e encaminhar a Bahia em uma urna hermeticamente fechada com as documentações necessárias. O Poder público do país de o prazo de até 31 de dezembro deste ano.

O Ministério das Relações Exteriores relatou que está a disposição para fornecer assistência aos familiares. A instituição não financia o translado de brasileiros mortos no exterior, mas oferece orientações gerais e cuida da expedição de documentos.