Brasileiro suspeito de ameaçar Donald Trump é alvo de operação em Goiânia

-HOuePpj

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, nesta quinta-feira, 6, uma operação em Goiânia (GO) contra um homem de 32 anos suspeito de publicar ameaças contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outras autoridades norte-americanas. O investigado possui dupla nacionalidade, brasileira e estadunidense.

De acordo com a PCDF, o suspeito tentou entrar na Embaixada dos Estados Unidos, na Asa Sul, em Brasília, um dia após divulgar as ameaças nas redes sociais. Ele foi contido por seguranças antes de conseguir acessar o local.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua residência, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos e anotações. Em um dos cadernos, havia informações sobre rotas para entrar ilegalmente nos Estados Unidos, começando pela Guatemala. Também foi encontrada uma parede com a frase “shoot to kill” (“atirar para matar”, em tradução livre) escrita.

As investigações começaram após o Serviço Secreto dos Estados Unidos denunciar o caso ao laboratório de inteligência cibernética do Ministério da Justiça (Ciberlab), que repassou as informações à PCDF. A apuração está sob responsabilidade da Divisão de Prevenção ao Extremismo.

Segundo a polícia, o homem já havia sido detido anteriormente nos Estados Unidos e é procurado por descumprir medidas judiciais após uma tentativa de ataque na cidade de Marlborough, no estado de Massachusetts.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp