Brasileiros demonstram consciência em relação à saúde do coração, revela pesquisa

brasileiros-demonstram-consciencia-em-relacao-a-saude-do-coracao2C-revela-pesquisa

Um questionário online aplicado a 2 mil pessoas em todo o Brasil indicou que os hábitos saudáveis para o coração são uma preocupação comum entre os brasileiros. Realizado entre 25 de agosto e 2 de setembro pelo Instituto Ipsos, a pesquisa encomendada pela Novartis apontou que 64% dos participantes adotaram novas práticas de vida em benefício da saúde cardíaca. A maioria dos entrevistados, 76%, reconhece a importância da prevenção contra infartos, e 72% afirmaram conhecer alguém que já sofreu um infarto.

Dos entrevistados que mudaram suas rotinas para cuidar da saúde, 70% passaram a se alimentar de forma mais saudável, 64% aderiram à prática de exercícios físicos e 45% buscaram atividades para reduzir o estresse. A cardiologista Maria Cristina Izar, da Socesp, comentou os resultados, destacando a maior conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis para a saúde do coração.

Por outro lado, apesar de 82% dos participantes reconhecerem que o infarto pode afetar pessoas de todas as idades, 51% não sabiam que os sintomas podem variar entre homens e mulheres. A falta de informação sobre os sintomas diferentes em ambos os sexos pode dificultar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, alertou a especialista.

Outro dado positivo foi que 77% dos entrevistados sabem que existem diferentes tipos de colesterol, e 82% reconhecem que altos níveis de colesterol ruim (LDL) podem ocorrer em qualquer faixa etária. Mais de metade dos participantes, 55%, está ciente de que o colesterol ruim elevado aumenta o risco de infarto, e 80% já fizeram exames para medir o colesterol.

Do total de participantes que fizeram exames de colesterol, 77% compartilharam os resultados com um especialista, principalmente o clínico geral e o cardiologista. A preocupação recaiu sobre os 18% que não buscam avaliação médica após os exames, o que pode comprometer o diagnóstico e tratamento adequado. Maria Cristina Izar ressaltou a importância de levar os resultados para profissionais de saúde especializados.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp