A presença de jogadores estrangeiros em clubes brasileiros é cada vez mais comum, com aumento a cada janela de transferências. Porém, há quem faça o caminho inverso na América do Sul, isto é, brasileiros que atuam em times de outros países. Na Conmebol Libertadores 2025, que inicia nesta terça-feira, são 10 casos, mas nem todos devem atuar no maior torneio do continente.
O primeiro jogador citado enfrentará uma equipe brasileira na rodada inicial da Libertadores. O Talleres, da Argentina, recebe o São Paulo nesta quarta-feira e conta com o atacante Rick Lima. Cria do Ceará, o jogador passou três anos no Ludogorets, da Bulgária, até ser contratado pelo clube argentino em janeiro, na maior compra da história do time.
Natural de Curitiba, o jovem de 18 anos tem raízes argentinas e chegou à base do River em 2023, após início no Athletico-PR. No dia 9 de março, Constantini entrou aos 50 minutos do segundo tempo na vitória do River Plate sobre o Atlético Tucumán, no Monumental de Nuñez. O brasileiro está relacionado na chamada “lista de boa fé” enviada pelo River à Conmebol para a Libertadores.
O meia de 29 anos já está consolidado no gigante equatoriano, onde está desde 2022. Leonai teve início tardio como profissional, quando largou o trabalho de telemarketing, e teve destaque no Comercial de Ribeirão Preto, nas divisões inferiores do futebol paulista. Para a estreia na Libertadores, exatamente contra o Bolívar, seu ex-clube, Chico será desfalque por lesão.
Por falar no gigante boliviano, tem sido comum jogadores brasileiros no clube nas disputas recentes da Libertadores. No atual elenco, o Bolívar conta com o meia Bruno Sávio e o centroavante Fábio Gomes. Já Léo Coelho, zagueiro do Peñarol, é o único jogador brasileiro a conquistar o título uruguaio pelos dois gigantes do país vizinho no século 21.
Outros dois brasileiros fazem parte de clubes que estão na disputa da Libertadores, mas dificilmente jogarão o torneio, por distintos motivos. O goleiro Jean, criado no Bahia, está no Cerro Porteño desde 2021, mas não está nos planos do técnico Diego Martínez. Já o meia Gustavo Cazonatti, está na segunda temporada no Sporting Cristal, mas uma grave lesão no joelho direito o deixará fora de ação em boa parte da temporada.