Os brasileiros estão morrendo mais velhos. A média de idade da população saltou de 76,8 para 77 anos de idade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento da expectativa de vida aumentou dois meses e 26 dias em apenas dois anos, conforme um estudo chamado Tábulas de Mortalidade publicado nesta sexta-feira, 25. A referência comparativa é em relação a 2020 e teve grande contribuição de mulheres.
“A crise sanitária provocada pela Covid-19 elevou os óbitos em 2020 e 2021; no entanto, é muito pouco provável que a elevação nos óbitos se mantenha nos anos seguintes. Espera-se que, com o controle da pandemia, o nível da mortalidade retorne ao patamar pré-crise, continuando a trajetória de de crescimento observada nas últimas décadas”, informou a instituição por meio de nota.
Para o IBGE, a média mais alta teve grande contribuição do público feminino. O levantamento aponta que elas vivem mais, o que impactou os cálculos. As mulheres com 60 anos em 2021 têm expectativa de vida para mais 24,7 anos, enquanto para os homens com a mesma faixa etária é de 21 anos. A média para este grupo fica em 23 anos.
Os nascidos em 2021 podem chegar a idades diferentes, conforme o sexo. Elas devem completar 80,5 anos e eles, 73,6 anos. O IBGE apontou que as mulheres são 52,2% da população, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS).