Você já ouviu falar no Brics? O grupo formado por países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul tem se destacado cada vez mais no cenário internacional. E para celebrar a importância desse bloco, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a reunião da cúpula do Brics será realizada na cidade maravilhosa em 2025. Essa decisão promete reunir delegações de oito países, incluindo os cinco integrantes originais e outras nações convidadas a fazer parte do bloco.
A confirmação da realização do encontro ainda depende do governo federal, mas Paes demonstrou otimismo. Em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito reiterou a oferta para sediar a cúpula do Brics no próximo ano. Durante a reunião do Conselho da Cidade, Paes revelou que a cidade receberá o evento e deixou claro seu entusiasmo com a possibilidade.
Durante a Cúpula do G20, que reuniu líderes das maiores economias do mundo, integrantes das delegações aproveitaram para conhecer a cidade. Visitas a pontos turísticos, restaurantes e até corridas na praia fizeram parte da programação. O prefeito destacou a presença de presidentes como Xi Jinping, da China, que demonstrou interesse em retornar, e brincou sobre a possibilidade de convidar Biden para visitar o Cristo Redentor sem ser presidente.
Atualmente, o Brics conta não apenas com os cinco países originais, mas também com outras nações convidadas a fazer parte do bloco. Com quase metade da população do mundo e mais de 35% da produção econômica global, o Brics se consolida como um importante player no cenário internacional. A realização da cúpula no Rio de Janeiro em 2025 certamente será um marco para o bloco e para a cidade, que se prepara para receber esse evento de grande importância.
Você está preparado para acompanhar as discussões e os desdobramentos desse encontro histórico? Fique atento às novidades e aos preparativos para a cúpula do Brics no Rio de Janeiro e não perca a oportunidade de acompanhar de perto um momento tão significativo para a diplomacia internacional. O futuro do bloco e as decisões que serão tomadas certamente terão impacto global e podem influenciar diversos setores da economia mundial. Vamos juntos acompanhar esse desfecho e torcer pelo sucesso desse evento tão importante.