Briga entre padre e locutor Jésus por pintura sacra em MG: entenda o caso ao vivo em rádio de Bambuí

briga-entre-padre-e-locutor-jesus-por-pintura-sacra-em-mg3A-entenda-o-caso-ao-vivo-em-radio-de-bambui

Entenda como pintura sacra virou motivo de briga entre padre e locutor Jésus em MG

Discussão foi transmitida ao vivo em uma rádio de Bambuí, no Centro-Oeste de Minas. Caso ganhou novo capítulo após o autor da pintura, feita em 1974, dizer que a restauração foi feita sem autorização e ‘deturpou’ sua obra.

Padre Edson Augusto Teixeira (à esquerda) e o locutor Jésus de Carvalho Chaves (à direita) se desentenderam após críticas à restauração da pintura da Santa Ceia (ao centro), que fica no altar da Paróquia Sant’Ana, em Bambuí.

Uma briga entre um padre e um radialista, durante a transmissão de um programa em uma rádio de Bambuí, no Centro-Oeste de Minas, chamou atenção na última semana. A discussão, transmitida ao vivo, começou depois que o locutor Jésus de Carvalho Chaves, de 83 anos, fez críticas à restauração de uma pintura sacra que fica no altar da Paróquia Sant’Ana, onde atua o padre Edson Augusto Teixeira, de 55.

Dias depois, o autor da pintura, o artista Jesus Chaves Martins, de 91 anos, afirmou que não foi consultado sobre o trabalho e criticou o resultado. Veja, abaixo, perguntas e respostas para entender o caso:

1. O que aconteceu?
2. O que motivou a discussão?
3. O que o pintor disse sobre a restauração?
4. O que dizem o padre e a Diocese de Luz?
5. O que disse a rádio?
6. O que acontece agora?

O QUE ACONTECEU?

Durante o programa “Domingão do Jesão”, no dia 19 de outubro, o padre entrou no estúdio da Rádio Canastra FM e discutiu com o locutor Jésus, que fazia críticas à restauração da pintura da Santa Ceia. Durante a transmissão, é possível ouvir os dois trocando ofensas.

O radialista registrou boletim de ocorrência na Polícia Militar, alegando que foi agredido pelo padre. Ele sofreu ferimentos leves. Após o episódio, o padre foi embora da rádio e não foi encontrado.

O QUE MOTIVOU A DISCUSSÃO?

A briga começou após o locutor criticar a restauração da pintura sacra que fica no altar na Paróquia Sant’Ana. A obra original, feita em 1974, retrata a Santa Ceia e foi produzida pelo artista bambuiense Jesus Chaves Martins. Durante o programa, Jésus afirmou que a intervenção descaracterizou o trabalho original, o que teria irritado o padre Edson, pároco da igreja.

O QUE O PINTOR DISSE SOBRE A RESTAURAÇÃO?

Em entrevista exclusiva ao g1, o pintor afirmou que não foi comunicado pela igreja sobre a intervenção feita em 2022 e que o resultado “deturpou” a obra. Ele explicou que a pintura original tinha tons neutros e considerou que o novo trabalho alterou o conceito artístico da obra.

Ele disse que, apesar do descontentamento com a restauração, o assunto foi encerrado pela família.

O QUE DIZEM O PADRE E A DIOCESE DE LUZ?

A Diocese de Luz, responsável pela Paróquia Sant’Ana, informou que acompanha a apuração do caso da briga e confirmou que o padre Edson Augusto Teixeira continua no ofício de pároco. O g1 procurou novamente a Diocese para comentar as críticas do pintor sobre a restauração e aguarda retorno. O padre não foi localizado até a última atualização desta reportagem.

O QUE DISSE A RÁDIO?

A Rádio Canastra FM afirmou que não aceita qualquer tipo de agressão contra seus comunicadores e reforçou o compromisso com a livre expressão e opinião.

O QUE ACONTECE AGORA?

Segundo a Polícia Civil, o boletim de ocorrência da briga entre o padre e o locutor foi registrado pela PM como lesão corporal leve, infração de menor potencial ofensivo. A investigação só será aberta caso o radialista formalize a denúncia.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp