Brigas entre torcedores resultam em mais de 100 detidos em Fortaleza: veja detalhes e medidas adotadas

brigas-entre-torcedores-resultam-em-mais-de-100-detidos-em-fortaleza3A-veja-detalhes-e-medidas-adotadas

Parte dos 113 torcedores detidos em Fortaleza por briga teve a sua prisão convertida em preventiva. Torcedores de Fortaleza e Ceará se encontraram a caminho da Arena Castelão e iniciaram um confronto antes do jogo entre os dois clubes no último sábado (8). O embate resultou na prisão em flagrante de dezenas de torcedores, cuja prisão foi convertida para preventiva pela Justiça cearense.

O Tribunal de Justiça do Ceará não divulgou o número exato de torcedores afetados pela decisão de mantê-los presos. Contudo, outra parte dos detidos foi liberada com a imposição de medidas cautelares, sem que a natureza dessas medidas seja especificada. Os grupos rivais se enfrentaram violentamente, atirando paus, pedras e rojões uns nos outros antes da partida.

Após a detenção dos mais de 100 torcedores, o Poder Judiciário intensificou o seu plantão, convocando cinco juízes para atuar no domingo (10) e estendendo o horário de expediente até as 17h, normalmente encerrado às 14h. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará retificou a informação inicial, informando que, na verdade, foram 113 detidos na confusão, incluindo 86 adultos e 27 adolescentes.

Imagens obtidas pelo DE mostram a violência do confronto, evidenciando a gravidade da situação. Além dos 113 presos em flagrante, três torcedores foram detidos por possuírem mandados de prisão em aberto enquanto tentavam acessar o estádio Castelão para assistir à partida. O ex-presidente da Torcida Organizada do Ceará também foi preso, sem divulgarem o motivo específico, mas foi flagrado utilizando documento falso.

As brigas entre torcedores de Ceará e Fortaleza são recorrentes nos dias de jogos entre os dois clubes mais importantes do estado. Conflitos tanto entre torcidas das equipes quanto de um mesmo clube já aconteceram anteriormente, sendo que, em 2025, episódios de violência nos estádios foram registrados. Autoridades e clubes reagiram aos casos, prometendo medidas como instalação de câmeras de identificação facial nos estádios para coibir a presença de pessoas envolvidas em conflitos. A intenção é identificar todos os torcedores antes de acessarem os locais de jogo, visando a prevenção de incidentes futuros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp