BRT começa a operar em 31/8; mais de cem linhas estarão integradas ao corredor de 29km

O sistema do BRT Norte-Sul começa a operar em Goiânia no dia 31 de agosto, com as primeiras viagens previstas para às 4h30 da manhã. O serviço contará com cinco linhas exclusivas que atravessam a cidade de ponta a ponta em 29,6 km, ligando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o Parque Atheneu, passando por importantes terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Estarão integradas ao corredor BRT, 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia.

Os últimos detalhes para início da operação e inauguração do serviço foram definidos em reunião na tarde desta quinta-feira (22/8) entre gestores do Paço e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que opera em corredores exclusivos, o que permite maior velocidade e, consequentemente, redução no tempo de deslocamento e mais conforto durante as viagens.

As cinco linhas exclusivas do BRT Norte-Sul são as seguintes: NS 1: T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia; NS 2: T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia – Semi-expresso; NS 3: Atheneu – T. Paulo Garcia; NS 4: T. Recanto do Bosque – Praça Cívica; NS 5: T. Recanto do Bosque – T. Paulo Garcia.

O ex-presidente da CMTC e consultor de implantação do sistema, Tarcísio Abreu, explica que as linhas foram estrategicamente planejadas para cobrir as regiões de maior demanda. “Dentro da Nova RMTC, fizemos o Novo Planejamento Operacional (NPO). Assim, foi redefinido todo um estudo de origem e destino dos passageiros que utilizam as linhas que agora irão compor o BRT Norte-Sul”, diz.

O consultor também deu detalhes sobre o planejamento das linhas exclusivas do BRT. “Utilizamos a nomenclatura de linhas NS (Norte-Sul) 1, 2, 3, 4 e 5, para remeter à nomenclatura de metrô. Cada linha dessa tem um objetivo de atendimento”, pontua.

O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, destaca a importância da inauguração do BRT. “Estamos trabalhando em conjunto para entregar o BRT em operação no dia 31 de agosto. Tenho certeza de que essa inauguração vai ser um marco na história da nossa capital, porque estamos aguardando há muitos anos”, ressalta.

Estrutura

O corredor de 29,6 km, que intercepta o Eixo Anhanguera no centro da cidade, foi planejado para atender às regiões de maior demanda e será operado por 60 veículos de 14 metros, equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados. A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.

As linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. Por exemplo, uma viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em comparação com a NS1. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.

A frequência de serviço também será um diferencial. Nos horários de pico, os ônibus sairão do Terminal Veiga Jardim a cada 3 minutos, e a mesma frequência será mantida nos Terminais Cruzeiro e Isidória. No Terminal Paulo Garcia, a frequência será de 4 minutos, e no Terminal Recanto do Bosque, de 5 minutos. No Parque Atheneu, o intervalo será de 10 minutos. Esse planejamento visa atender à alta demanda de maneira e eficiente, garantindo um ganho de tempo de viagem entre 30% e 40% em relação ao transporte convencional.

A expectativa é de que o BRT Norte-Sul atenda a cerca de 1,2 milhão de viagens por mês, percorrendo aproximadamente 500 mil km.

Modernização

A nova frota de veículos que vão operar no BRT Norte-Sul faz parte do trabalho de modernização do transporte público, uma iniciativa financiada pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com outras prefeituras e o governo de Goiás, sem reajuste nas tarifas.

A prefeitura da capital contribui com 41,2% do valor total, o que representa um aporte mensal de R$ 21,5 milhões. A maior intervenção de mobilidade urbana da história de Goiânia, os trabalhos para o BRT Norte-Sul foram iniciados em 2015 e enfrentou paralisações em gestões anteriores, com previsão inicial de entrega para 2019. Agora, o novo sistema chega para transformar o transporte público, oferecendo mais eficiência e sustentabilidade, além de reduzir o tempo de deslocamento para a população.

O sistema de informação presente nos terminais do BRT Norte-Sul, baseado no aplicativo SimRMTC, também se destaca pela modernidade. Com painéis eletrônicos, sinalização sonora e displays, os passageiros terão acesso a informações em tempo real para auxiliar no planejamento das viagens.

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PIM 2024: Faturamento recorde de R$202,6 bi e crescimento de emprego previstos

O Polo Industrial de Manaus (PIM) está previsto para encerrar o ano de 2024 com um faturamento recorde de R$202,6 bilhões, de acordo com estimativas da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Caso essa previsão se confirme, o valor representará um crescimento de 15,3% em relação ao faturamento de 2023. As informações foram divulgadas na terça-feira (17).

A projeção indica que o faturamento em dólar deverá chegar a aproximadamente US$37,715 bilhões, representando um aumento de 6,98% em comparação com o ano anterior. Além disso, estima-se que a quantidade de empregos gerados ultrapassará os 123 mil postos de trabalho mensais, o que equivale a um crescimento de cerca de 7,77% da força de trabalho em 2024.

Essas estimativas levam em consideração as altas registradas em setembro, totalizando R$151 bilhões, e em outubro, atingindo R$170 bilhões nos primeiros dez meses do ano. O presidente da Fieam, Antonio Silva, destacou o progresso do setor produtivo local, mesmo diante dos desafios ocasionados pela pior seca já registrada na história do Amazonas.

Em meio a esses desafios climáticos, o desempenho econômico do Amazonas e da Zona Franca de Manaus (ZFM) em 2024 foi notável, conforme ressaltou Silva. Ele citou as medidas preventivas adotadas para evitar problemas no abastecimento, como a dragagem e a instalação de um terminal portuário temporário em Itacoatiara. Além disso, o presidente da Fieam mencionou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas no segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

As exportações também deverão apresentar resultados positivos, com um crescimento previsto de 29,41% em reais, equivalente a R$3,522 bilhões, e de 19,93% em dólares, conforme projeção de Silva. A expectativa é de que o desempenho econômico do Polo Industrial de Manaus continue a contribuir significativamente para a economia local e nacional, impulsionando o crescimento e a geração de empregos na região.

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