Press "Enter" to skip to content

Bruna Marquezine causa polêmica após se fantasiar de enfermeira

Em nota publicada nesta terça-feira (2) o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) criticou a atriz Bruna Marquezine após a atriz publicar um clique do look escolhido para uma festa de Halloween.

Nos últimos dias diversos famosos mostraram em suas redes sociais os visuais escolhidos para a comemoração do Dia das Bruxas. Entretanto o visual escolhido por Bruna reviveu a discussão sobre o uniforme de enfermeira ser  usado como fantasia.

“A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo, muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma profissão predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre um grande impacto da desigualdade de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em Carnavais, festas de Halloween e sátiras continuem sendo toleradas pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião” declarou o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, na legenda da publicação.

No comunicado o Coren-SP também lembrou de outros casos nos quais ele se pronunciou defendendo o respeito e a valorização das mulheres da enfermagem. Como quando as atrizes Ingrid Guimarães e Giovanna Ewbank se retrataram após se fantasiarem de enfermeiras e a influenciadora Cátia Damasceno que realizou uma enquete em uma rede social, para que seus seguidores escolhessem entre uma fantasia de Mulher Gato e Enfermeira Bem Sexy.

Marquezine excluiu os stories com a fantasia, mas até o momento desta publicação, não se pronunciou sobre o caso.