Dois atropelos e uma surpresa marcaram o segundo dia de playoffs da NFL. No domingo (16), Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs confirmaram seus amplos favoritismos diante de Philadelphia Eagles e Pittsburgh Steelers, respectivamente. Por outro lado, o San Francisco 49ers surpreendeu o Dallas Cowboys. O Wild Card terá sua conclusão na noite desta segunda-feira (17), às 22h15, no duelo entre Los Angeles Rams e Arizona Cardinals.
O melhor que a NFL pode oferecer
Os playoffs da NFL haviam começado no último sábado (15), com as vitórias de Bengals e Bills. No dia seguinte, aconteceram outros três confrontos de Wild Card, a primeira etapa do mata-mata. O jogo que abriu o dia foi entre Buccaneers e Eagles, um duelo entre o atual campeão e uma das maiores zebras da pós-temporada. Comandado pelo experiente quarterback Tom Brady, o time de Tampa Bay não deu chances para Philadelphia. O domínio absoluto da equipe culminou em um placar parcial de 31×0. Os Eagles só conseguiram pontuar no último quarto, quando o jogo já estava definido. No final das contas, o confronto terminou em 31×15 a favor dos Bucs.
O duelo seguinte colocou frente a frente 49ers e Cowboys, com mando desses últimos. San Francisco havia conquistado a sua vaga nos playoffs literalmente nos últimos minutos da temporada regular, enquanto Dallas tinha conseguido seu espaço com muito mais tranquilidade. No entanto, o que se viu nos dois primeiros quartos foi uma grande atuação dos Niners, os quais foram para o intervalo ganhando por 16×7.
No terceiro quarto, San Francisco estendeu a vantagem para 23×7, mas os Cowboys reagiram. O time deixou a diferença em apenas uma posse de bola, com um placar de 23×17. O desfecho do confronto foi uma loucura. Os 49ers precisavam de somente uma primeira descida para sacramentar o triunfo. No entanto, ficaram a polegadas do objetivo. Na quarta descida, foi marcada uma falta e a bola voltou para Dallas. O QB Dak Prescott comandou um bom drive, mas os jogadores se atrapalharam no final e o relógio estourou, confirmando a vitória dos visitantes.
Imposição de Mahomes e panorama dos playoffs
A última partida do dia apresentou um dos favoritos ao título, os Chiefs, contra uma grande zebra, os Steelers. A defesa de Pittsburgh conseguiu segurar Kansas City no primeiro quarto, chegando inclusive a marcar o primeiro touchdown do jogo em um fumble recuperado por T.J. Watt. No entanto, Patrick Mahomes e companhia se impuseram e viraram a peleja com autoridade, vencendo por 42×21. O embate marcou a última atuação do quarterback Big Ben, dos Steelers, em sua carreira. O experiente jogador agora se aposentará.
Com cinco dos seis jogos concluídos, o Divisional Round terá Packers x 49ers, Titans x Bengals e Chiefs x Bills. Já os Bucs vão enfrentar o vencedor do encontro entre Rams e Cardinals.