Buraco na pista da Marginal Botafogo teria causado morte de idosa em capotamento

Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra) estiveram na tarde de ontem na Marginal Botafogo e aguardam laudo da Polícia Técnico Científica para apurar o que procurou o capotamento de um Sandero onde estavam três mulheres e duas crianças.
O carro era conduzido por Olga Carolina Barbosa Costa Alves, de 25; a mãe dela, Luciana Costa Cruzeiro, de 42, e a avó da motorista, Irani Cruzeiro Elias, 81, que estava no banco de trás entre duas crianças de 2 e de 3 anos, em cadeirinhas. A idosa estava sem cinto de segurança e foi ejetada para fora do carro, morrendo no local.
A motorista do veículo disse que tentou desviar do buraco na via e acabou capotando e batendo em um poste, que se partiu. Uma  criança ferida e todas as outras vitimas que estava no carro foram levadas pelo SAMU para o Hospital de Urgência de Goiânia (HUGO) e não correm risco de morte.

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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