O Instituto Butantan deve apresentar nesta terça-feira, 12, os dados completos referentes à eficácia da CoronaVac em testes realizados no Brasil. As informações serão divulgadas em entrevista coletiva na sede do instituto, marcada para 12h45.
Os dados completos foram cobrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que afirmou, no sábado, 9, que o Instituto Butantan entregou documentação incompleta dos testes feitos no país.
A CoronaVac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo. Na semana passada, o instituto havia anunciado que, nos testes no Brasil, o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados.
Entretanto, ainda não foi divulgada a eficácia global da Coronavac, que aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos – leves, moderados ou graves. De acordo com os pesquisadores chineses, a CoronaVac não apresentou “nenhuma preocupação com relação à segurança”. A maioria das reações foram leves, sendo que a mais comum foi a dor no local da injeção.