Dez mil kits de peças da montadora chinesa Build Your Dreams (DE) ficam retidas no Porto de Salvador e isso pode causar impacto na operação na fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, já que a empresa planeja operar com kits no regime Semi Knocked-Down (SKD), com finalização dos veículos no Brasil.
Segundo Augusto Vasconcelos, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre-BA), a retenção acontece devido a uma mudança no CNPJ fiscal da empresa, de Campinas, em São Paulo, para Camaçari, visando que a fábrica baiana possa utilizar sua cota de importação. O processo está em andamento e tem sido acompanhado de perto pelas autoridades locais.
O secretário ainda acrescentou: “Não há pendências em relação ao estado da Bahia, mas, sim, uma questão alfandegária. Temos enviado esforços e o nosso governador, Jerônimo Rodrigues, tem conversado com o Ministro de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para buscar uma solução para esse impasse. Nossa expectativa é que o assunto seja resolvido rapidamente, para que a fábrica comece a operar com a fabricação dos veículos”.
A montadora chinesa informou por meio de sua assessoria de comunicação que cada kit é essencial para a montagem de um veículo, o que significa que a detenção das peças no Porto de Salvador impactaria na produção de 10 mil carros.
No mês de julho deste ano, a BYD apresentou os primeiros carros montados no complexo fabril em Camaçari. De acordo com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, o Dolphin Mini é vendido atualmente por R$ 122 mil e, quando os modelos forem inteiramente montados na fábrica de Camaçari, passará a ser comercializado por R$ 119 mil.
A nova fábrica da BYD está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e foi construída em uma área que pertencia à antiga empresa automobilística Ford. O local foi adquirido pelo governo estadual em 2023, após o encerramento das atividades da Ford no Brasil em 2021.
Em relação às polêmicas envolvendo a BYD, o vice-presidente sênior da empresa afirmou que a montadora está comprometida com a legislação trabalhista brasileira e com a dignidade humana, buscando sempre cumprir com todas as exigências legais.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que a questão envolvendo a BYD e o Ministério Público do Trabalho está sendo acompanhada de perto pelo estado, mesmo sendo um assunto diretamente entre as partes. A cerimônia de apresentação da fábrica contou com a presença de diversas autoridades políticas e representantes da BYD.